A gente sempre ouve falar de como é a vida no exterior. De como as coisas funcionam melhor, são mais bonitas, de como a vida parece mais fácil. Mas será que tudo são flores? Como a grama do vizinho sempre parece mais verde que a nossa, resolvemos saber como são as vidas dos balconistas em outros países.

Nossa primeira parada é a Guatemala, país que fica ali na América Central, a mais de 5 mil quilômetros, pertinho do México. O balconista Kevin Borayo, que trabalha na Repuestos & Más, contou um pouco sobre sua rotina de trabalho.

Kevin nos explicou que, uma das principais dificuldades encontradas pelos vendedores guatemaltecos está relacionada, infelizmente, ao próprio produto. “A qualidade das peças é algo que, no nosso caso, é um problema”, explica Kevin. Por isso, segundo ele, as lojas sofrem para consolidar um estoque adequado para atender seus clientes. Além desse problemão, já que, sem um bom produto, o vendedor não sobrevive, Kevin diz que muitos mecânicos exigem algum tipo de comissão para comprar determinados produtos.

“Percebo que há uma grande oportunidade de crescimento, desde que eu trabalhe direito. Ao mesmo tempo, existem muitas possibilidades de adquirir conhecimento. Por isso quero continuar, para tentar trazer cada vez novas ideias de negócios”

Mas se tem uma coisa que o pessoal na Guatemala se parece com a gente é que eles não desistem nunca. Apesar das dificuldades, Kevin afirma que pretende continuar no ramo. “Percebo que há uma grande oportunidade de crescimento, desde que eu trabalhe direito. Ao mesmo tempo, existem muitas possibilidades de adquirir conhecimento. Por isso quero continuar, para tentar trazer cada vez novas ideias de negócios”, diz.

Para desenvolver essas novas ideias, Kevin não dá mole. O balconista diz que está sempre presente nos seminários que os colaboradores e fabricantes da empresa organizam para divulgar atualizações e novidades sobre produtos. “Um dos principais benefícios de ser vendedor é que preciso o tempo todo me adaptar a novos produtos e clientes”, conclui.

Guatemala:

República da Guatemala
Capital: Cidade de Guatemala
Localização: América Central
Língua Oficial: Espanhol
15 milhões de habitantes
Moeda: Quetzal ( Para comprar 1 dólar, são necessários cerca de 7 quetzais)

Comentários