A sede da SKF em Gotemburgo, recebeu, em Novembro, um evento que discutiu uma real tendência, não só no setor automotivo, mas na indústria em geral: a substituição dos materiais por outros na produção. O encontro foi chamado de “Let´s Talk” pela natureza de diálogo e interação.

Por que o assunto discutido é importante? A mudança dos materiais utilizados pode acarretar em melhorias do tipo: redução de peso, mudança de tamanho e custo final dos produtos, dependendo da natureza da matéria-prima.

Para a discussão, que era feita à frente de uma plateia ao vivo, foram chamados importantes nomes da indústria como: Harry Bhadeshia – professor de metalurgia da Tata Steel (Universidade de Cambridge) e Steve Lane – diretor do departamento de materiais metálicos e cerâmica da SKF.

“O aço continua sendo o material predominante na indústria. Atualmente mais de 1,7 bilhão de toneladas de aço estão em uso no mundo inteiro e a expectativa é de que esse volume chegue a 2,8 bilhões em 2050”, afirmou Steve Lane, da SKF. “Medidas adicionais estão sendo tomadas no sentido de desenvolver novos tipos de aço e tornar os processos de produção de aço mais limpos, visando reduzir as emissões de CO2 através do aumento do uso de metais reciclados.

Os vídeos da conferência estão disponíveis no canal da SKF no Youtube. No site, é possível obter informações adicionais: www.skf.com.br

Comentários