A Bosch recebeu o Prêmio de Inovação durante a CES 2017, que aconteceu no início de novembro do ano passado. O motivo? Maior segurança e infoentretenimento para os motociclistas. O grupo foi responsável por desenvolver um sistema de informação que substitui o tradicional painel de instrumento das motos. O display interativo foi premiado nas categorias Áudio/Vídeo no Veículo e Inteligência Veicular.

Chamado de Painel de Conectividade Integrado, o sistema permite que o usuário use o smartphone sem ter que manuseá-lo. Além disso, ele é compatível com situações específicas. Por exemplo, em altas velocidades, apenas o indicador de velocidade e notificações de aviso ficam visíveis, garantindo que o motorista fique atento ao ambiente. O display pode ser facilmente visto sob a luz do Sol e, no escuro, não ofusca o motociclista. Fora isso, ele também é resistente à chuva.

Já para selecionar músicas e atender chamadas é só usar o próprio guidão da moto, onde é possível operar todos funções principais do smartphone por meio de conectividade via Bluetooth. Outra utilidade da inovação, que trabalha em conjunto com um aplicativo instalado no celular, é a possibilidade de, em caso de queda, enviar para um contato de emergência pré-definido as coordenadas do local do acidente.

A tecnologia foi desenvolvida na Índia, com foco para os usuários da Ásia e Pacífico, regiões que concentram grande número de mortes no trânsito, principalmente quanto aos veículos de duas rodas.

Comentários