A atenção é algo primordial para um motorista. Desviar os olhos da direção para trocar a estação de rádio pode ser a brecha exata em certos casos para um terrível acidente acontecer. Com diferentes funções o computador de bordo entrou para agregar não só a praticidade como também a segurança ao painel de diferentes carros. Dados como a temperatura do motor, nível da bateria e monitoramento de pressão dos pneus são apenas algumas das informações presentes nas telas.

A interatividade é outra função destaque. Por meio de ferramentas como o Bluetooth e o Wi-Fi acessórios como streamings musicais e o próprio GPS funcionam perfeitamente, aumentando as ações dos computadores. Para Luisa Gabaldi, de 19 anos, a possibilidade de emparelhar o seu celular com o veículo é a mais interessante. “A chance de poder atender chamadas e escutar músicas do meu celular enquanto dirijo são a ações que me agradam como motorista. Ambas me permitem aproveitar mais as viagens”, explica a jovem que divide o modelo Jetta da Volkswagen com a mãe.

Além dos benefícios o sensor é responsável por monitorar dados emitidos por diferentes partes do veículo. Por intermédio de tal ação o computador é capaz de controlar mecanismos responsáveis por manter o funcionamento do automóvel além de identificar possíveis erros no sistema. Com tantos benefícios é difícil não optar por modelos que possuam a ferramenta. Conheça a funcionalidade de diferentes computadores de bordo a partir dos respectivos carros.

Audi A3 Sedan

A maior parte de suas funções do A3 está na central de multimídia. Oferecendo um manuseio prático e objetivo, este computador oferece como ações a visualização do número de chaves ativas (1), os intervalos de serviços (troca de óleo e revisões) (2), configuração das teclas que comandam o computador de bordo (3), e a possibilidade de personalização das ferramentas de controle (velocidade instantânea, quilometragem, temperatura, rádio, data, hora e consumo) (4).

Ponto Positivo: Personalização de teclas e telas.

Ponto Negativo: Não existe opção de monitoramento sobre a pressão dos pneus.

Fiat Mobi

O design simples e compacto do computador do Mobi é uma consequência direta das poucas funcionalidades que a peça possui. Os mostradores digitais da tela monocromática focam em informar os níveis de combustível, a temperatura do motor e a quilometragem total por hora do veículo (1). Outros dados apresentados são a autonomia (2), quilometragem parcial (3), e o consumo instantâneo médio (4).

Ponto Positivo: Fácil leitura.

Ponto Negativo: Tela monocromática.

Chevrolet Cruze

O atrativo desse modelo certamente está nas cores e animações da tela. Ao oferecer um fácil manuseio a ferramenta disponibiliza uma rara informação quanto a vida útil restante no óleo do motor (1), monitoramento de pressão dos pneus para destacar possíveis calibragens baixas (2), gráfico de barras com histórico de consumo (3), e uma representação artística com alertas de colisão (4). Além de tais informações o computador oferece controles pelo próprio volante.

Ponto positivo: monitoramento de pressão dos pneus.

Ponto negativo: falta indicador de pressão do turbo.

Nissan Kicks

Ao porte de uma grande tela de alta definição, o Kicks é o único SUV compacto que oferece interatividade a partir de um fácil manuseio. Outros destaques são a exibição da velocidade digital e conta-giros virtual (1), avisos quanto às condições de estabilidade do veículo (2), possível personalização da tela (3), e gráficos que mostram grau de economia de condução (4).

Ponto positivo: controle dinâmico do chassi.

Ponto negativo: falta monitoramento de pressão dos pneus.

 

Comentários