Muitos varejistas apostam nos descontos para conseguir chamar a atenção do público e alcançar mais vendas. Só que esta ação costuma ter um efeito negativo a longo prazo. A consultoria Kantar Worldpanel indica que durante uma promoção há uma alta de até 32%, mas após o encerramento desse período o volume retrocede em 80% do patamar inicial.

Os especialistas afirmam que isso se deve porque o consumidor apenas antecipa a compra, principalmente se o desconto for semanal ou quinzenal. O nível de consumo desses produtos não é aumentado, por isso que o varejo acaba tendo um prejuízo com o passar dos dias.

O melhor para o varejista é aproveitar as promoções para fidelizar a clientela.

O planejamento é focado no curto prazo, mas isso acaba sendo uma espécie de um “falso lucro”, já que depois o comerciante percebe que não ganhou nada ou teve um aumento muito insignificante.

O melhor para o varejista é aproveitar as promoções para fidelizar a clientela. Esse tipo de ação a longo prazo acaba criando uma conexão mais intensa com o consumidor, que irá preferir continuar consumindo naquela loja por ter uma espécie de lealdade criada através desses descontos.

Comentários