Todos os equipamentos elétricos do carro têm sua energia gerada por um componente: o alternador. Esta peça é fundamental para o funcionamento do carro e todo tipo de cuidado é válido para não ter nenhum problema com ela.

Acionado pelo motor do veículo através de uma correia, o alternador é a central elétrica do veículo, transformando a energia mecânica em energia elétrica. Com isso, ele carrega a bateria e alimenta os consumidores.

O alternador é composto por um rotor, um estator, um conjunto retificador e um regulador eletrônico multifunção. O problema mais comum neste componente é a escova baixa, sendo necessário trocar o regulador de voltagem inteiro.

O próprio regulador muitas vezes é o foco de um defeito comum. Usando um multímetro, é bom verificar a carga do alternador na bateria, com o motor ligado. Se o indicador mostrar 15 volts ou mais, provavelmente o componente está com algum problema.

A luz de alerta no painel do carro representando um desenho de uma bateria é um sinal de que o alternador também pode estar com problemas. Nesse caso, a melhor opção é procurar um especialista na peça, já que muitos acessórios que instalamos no carro, como sons, faróis de xênon, estão sobrecarregando o componente, que não está preparado para aguentar essa carga.

Comentários