Em 2019, o mundo automotivo contará com uma novidade. Trata-se do SKYACTIV-X, um motor a gasolina dotado de um sistema de ignição por compressão, o Spark Controlled Compression Ignition. A introdução desse componente foi confirmada pela montadora japonesa Mazda.

O componente irá unir as vantagens dos motores a gasolina e diesel para conseguir um melhor desempenho ambiental, assim como alavancar a potência e a aceleração do veículo.

O SKYACTIV-X será o primeiro motor a gasolina do mundo a utilizar ignição por compressão. Isso significa que a mistura da gasolina com o ar tem ignição espontânea quando comprimida pelo pistão.

“Um método de combustão exclusivo deste motor, designado Spark Controlled Compression Ignition, consegue superar dois problemas que impediam a comercialização: maximizar a área na qual a ignição por compressão é possível e alcançar uma transição continua entre compressão, ignição e faísca”, diz a Mazda em comunicado.

A montadora japonesa afirma que a eficiência do motor terá uma melhora entre 20% e 30% em comparação ao SKYACTIV-G. Já quando o assunto é o consumo de combustível, a Mazda diz que o SKYACTIV-X iguala ou supera os valores do motor a diesel SKYACTIV-D.

Com o lançamento do SKYACTIV-X, a Mazda espera reduzir a média corporativa de emissões de dióxido de carbono “well-to-whell” em 50% até 2030, tendo em base os níveis de 2010. Em 2050, a expectativa é alcançar a diminuição de 90%.

Comentários