O QUE É?

O retentor é o componente responsável por vedar e reter óleos, graxas e qualquer outro tipo de fluído no motor. Além de evitar vazamentos, o retentor não permite que impurezas como terra ou poeira entrem nos motores e outros conjuntos mecânicos, prejudicando o seu desempenho. Utilizado nos mais variados segmentos automotivos, os retentores estão presentes no dia-a-dia de todos nós. Desde carros, caminhões, ônibus e motocicletas, até máquinas agrícolas, industriais, eletrodomésticos e aviões. Praticamente tudo o que se movimenta mecanicamente é dotado de retentores.

HISTÓRIA

A Freudenberg-Corteco, como uma empresa familiar amplamente diversificada e com desenvolvimento orgânico desde a sua fundação em 1849, aproveitando-se de oportunidades favoráveis, criou os retentores Simmerring por volta de 1929 e, atualmente, é a principal fornecedora de vedações para as montadoras e para o mercado de reposição. Os retentores tiveram papel primordial na indústria automotiva, permitindo que os motores operassem de maneira mais eficiente e sem vazamentos.

COMO FUNCIONA?

O retentor tem como função reter o lubrificante no lado interno do conjunto, evitando, assim, que o mesmo escape para o lado externo do motor e, consequentemente, para o meio ambiente. É composto basicamente de três partes principais: a carcaça metálica, a mola e o revestimento de borracha com lábio de vedação. Enquanto a mola é responsável por compensar a carga radial exercida sobre o eixo, o lábio do retentor atua com a finalidade de reter o fluido, quando o eixo se encontra na condição dinâmica ou estática.

CURIOSIDADE

A Freudenberg-Corteco possui um retentor exclusivo de virabrequim lubrificado a gás, o “LEVITEX”, que reduz o atrito em até 90% e emissões de CO2 em 0,5-1 g/km, além de possuir uma alta capacidade de carga e longa vida útil. O desenvolvimento atende uma exigência da União Europeia, que colocou a meta de redução geral de emissões para novos carros para 95 g de CO2/km até o ano 2020. Entre outros fatores, perdas de fricção no motor e unidade de tração devem ser reduzidas para se chegar a este objetivo. Isto inclui o retentor de virabrequim do lado do motor. Por este motivo, Nesse cenário, existe uma demanda para o desenvolvimento de uma nova tecnologia que possa reduzir a emissão geral de CO2 de forma sustentável.

Comentários