A febre dos carros elétricos e dos veículos autônomos deve gerar um grande número de inovações tecnológicas no setor automotivo. Agora, a ZF promete dar um novo passo para buscar o aperfeiçoamento da tecnologia. O Intelligent Rolling Chassis (IRC) é um conceito de plataforma veicular pronta, que se encaixa em diversos tipos de carrocerias. O IRC combina um motor elétrico integrado no eixo a um chassi diretamente ligado ao assoalho do veículo. Tudo isso é conectado a um sistema de direção controlado eletronicamente.

“A mobilidade do futuro continuará a ser baseada em sistemas mecânicos e equipados. No entanto, os sistemas serão inteligentes e totalmente interconectados”, explica Stefan Sommer, CEO da ZF Friedrichshafen AG, em comunicado oficial da empresa. “No nosso Intelligent Rolling Chassis, os sistemas mecânicos inteligentes e interconectados oferecem uma plataforma flexível para os conceitos de veículos urbanos dos fornecedores tradicionais e da nova mobilidade.”

O eixo dianteiro do IRC alcança um ângulo de esterçamento em até 75 graus, enquanto os sistemas de outras marcas permitem um ângulo de esterçamento de no máximo 50 graus. Assim, é mais fácil realizar mudanças rápidas de direção e manobras para estacionar. Essa maior mobilidade também beneficia os passageiros em situações de trânsito intenso e em ruas estreitas.

Comentários