Alternador

Onde fica: O alternador é instalado junto ao motor.

1. Função:
O alternador Bosch é a central elétrica do veículo, transformando a energia mecânica em energia elétrica necessária para carregar a bateria e alimentar os consumidores.

2. Funcionamento:
Ele é acionado pelo motor do veículo através de uma correia e é composto por um rotor, um estator, um conjunto retificador e um regulador eletrônico multifunção.

3. Problema:
O problema mais comum do alternador é a escova baixa. Neste caso, o mais correto é trocar o regulador de voltagem inteiro.

 

Motor de partida

Onde fica: Depende do modelo de carro. Alguns vêm fixados na parte externa do motor.

 1. Função:
O motor de partida Bosch utiliza a corrente elétrica para produzir um movimento giratório, transformando energia elétrica em energia mecânica.

2. Funcionamento:
Motores a combustão precisam de um dispositivo especial para sua partida, pois não funcionam com força própria. Com isso, o motor de partida faz o motor girar com uma rotação mínima. Após as primeiras ignições e aumento de rotação, ele alcança o regime mínimo de marcha autônoma. É composto por um impulsor, uma engrenagem planetária, uma chave magnética, um induzido e um porta-escovas.

3. Grande consumidor:
O motor de partida só funciona na hora do arranque inicial e depois não é mais utilizado. Em compensação, é o maior consumidor de bateria, já que ele trabalha sem a ajuda do alternador.

4. Vale lembrar:
O motor de partida é um componente de baixa manutenção e alta durabilidade. Os problemas da peça normalmente estão ligados à má utilização dela.

Comentários