O setor automotivo caminha rápido no Japão e as notícias são boas. As exportações japonesas subiram 18,1% no país durante o último mês. Foi o nono aumento mensal seguido no setor, segundo dados divulgados pelo próprio Ministério de Finanças do Japão.

O ganho não foi pouco e ficou acima do aumento de 13,7% esperado pelos economistas do jornal The Wall Street Journal, dos Estados Unidos.

Outro ponto que pode ter contribuído para o salto são as trocas comerciais que estão ocorrendo entre Japão e EUA

O aumento desses números tem servido de apoio para o crescimento repentino da economia oriental, mesmo que o gasto privado tenha sido o carro chefe da mesma no primeiro semestre de 2017 – entre os meses de abril e junho, foi registrado um avanço de 2,5% na base anualizada.

O crescimento das importações também não deixou a desejar: o salto foi de quase 16% e, com isso, a balança comercial do Japão registrou um superávit de 113,6 bilhões de ienes.

Outro ponto que pode ter contribuído para o salto são as trocas comerciais que estão ocorrendo entre Japão e Estados Unidos. Isso vem acontecendo desde que o presidente Donald Trump colocou o país asiático entre os que mais contribuem para o déficit comercial do país da América do Norte.

Comentários