O intercâmbio desta edição continua na América, mas desta vez vai até o extremo sul do continente. Para ser mais exato, na Argentina, onde está localizada a cidade de Río Gallegos, capital da província de Santa Cruz. O município da Patagônia, com cerca de 100 mil habitantes, é conhecido por suas fortes rajadas de vento, que chegam a alcançar a média de 50 km/h no mês de dezembro.

Distante 2500 km de Buenos Aires, Río Gallegos é a última cidade populosa do território continental argentino. Depois dela está a ilha da Terra do Fogo, última parada da América do Sul. Por ser tão austral, o município também sofre com as baixas temperaturas, que na média anual alcançam os 7ºC.

O clima polar traz peculiaridades na hora de cuidar do carro. Para saber mais, conversamos com Juan Carlos Aguirre, de 53 anos. Ele é dono da autopeças JCA Repuestos, que funciona há nove anos em Río Gallegos.

“Em Río Gallegos você pode encontrar pneus para a neve que contém pregos, correntes para as rodas, líquidos anticongelantes e fluidos de arrefecimento“

Contando com 35 anos de experiência como balconista, Aguirre dá o segredo para se dar bem na área: “O principal desse trabalho é ter conhecimento da área elétrica do automóvel para poder atender as diversas necessidades dos clientes. Também é importante ser agradável no trato do freguês e ter paciência”.

O balconista de Río Gallegos também informa sobre os componentes mais vendidos na JCA Repuestos. “A peça mais buscada pelos clientes são as lâmpadas para faróis, partes do motor de arranque, alternadores, velas, baterias e tudo referente à calefação do veículo”, revela.

Confira a galeria com fotos impressionantes da Patagônia argentina

Previous Image
Next Image

O frio e a neve pega os viajantes desprevenidos, fazendo que busquem soluções no estabelecimento de Juan Carlos. “Em cidades com temperatura muito baixa, os turistas que chegam costumam procurar por componentes de refrigeração – principalmente por conta do congelamento da água – baterias e partes do motor de arranque”, relata Aguirre.

O dono da JCA Repuestos também nos conta sobre as “exclusividades automotivas” da região patagônica. Itens de reposição que não são comuns no nosso país por conta do clima tropical enchem a prateleira da loja argentina.

“Em Río Gallegos você pode encontrar pneus para a neve que contém pregos, correntes para as rodas, líquidos anticongelantes e fluidos de arrefecimento. Esse tipo de material você não encontra em lugares mais tropicais do mundo”, finaliza.

Comentários