Equipamento de segurança presente nos carros nacionais desde 1993, as barras de proteção lateral ainda não são uma unanimidade entre os veículos brasileiros. Muitos modelos comercializados no Brasil vêm sem essa peça de fábrica.  

Atualmente, os seguintes veículos não são equipados com este item: Peugeot 208, Peugeot 2008, Citroen C3, Citroen AirCross (todosos carros fabricados pela PSA em Porto Real, no Rio de Janeiro) e Ford Ka.

As barras de proteção são colocadas entre as colunas do carro, dentro das portas, e são fundamentais em caso de colisões laterais, diminuindo o impacto e dando mais segurança ao motorista e passageiros.

Mesmo sendo um equipamento importante, as barras laterais de proteção não são obrigatórias no Brasil. Existe um projeto de lei que tramita desde 2014 na Câmara dos Deputados, mas que ainda não saiu do papel.

As peças localizadas entre as colunas do carro já foram mais populares. Em 2004, o Chevrolet Celta era o único modelo sem as barras laterais que era comercializado no Brasil. O tempo passou e o item acabou sendo deixado de lado por algumas montadoras.

Comentários