Eles são altos, robustos, e em sua maior parte causam grandes impressões logo ao chegarem. Os SUVs, automóveis inicialmente conhecidos como Sport Utility Vehicle, são considerados por muitos o carro ideal para aqueles que procuram espaço e conforto em um modelo popular. No entanto, mesmo com os pontos positivos muitas dúvidas e preceitos cercam aqueles que o analisam antes de adquiri-lo. Confira os fatos e boatos mais populares sobre a linha.

FATOS

SUVs foram inspiradas em veículos militares

A resistência e força desses modelos, fabricados durante a Segunda Guerra pela JEEP, foram sem dúvida inspiração para os primeiros protótipos do carro. No entanto, mesmo com o começo precoce, os SUVs só foram ganhar popularidade dos americanos entre as décadas de 1990 e 2000.

Possuem limitação para andar em certos tipos de terreno

Devido ao seu robusto design, em grande parte das vezes os SUVS podem passar, mesmo que involuntariamente, a sensação de que possuem a capacidade de circular em diversos espaços. Mesmo que alguns modelos sejam capazes de circular em solos irregulares, é preciso frisar que eles, em sua maior parte, são projetados para se locomoverem em asfaltos- já que a maior parte dos proprietários os destinará a este caso.

SUVs possuem uma largura menor que um sedan

Apesar de parecer um veículo grande, quando comparado ao modelo Sedan, o SUV apenas possui uma altura elevada. Isso, junto a uma estratégica posição ao dirigir, contribui para a sensação de que está em automóvel maior que os outros. Além da altura o comprimento também pode ser alterado, contribuindo para a existência de porta-malas mais espaçosos.

Confira as características de uma SUV

BOATOS

Perderam espaço no mercado devido ao alto consumo de gasolina

De fato, isso faz parte do histórico das SUVs. Mas foi ao observar a despopularização do veículo que diferentes montadoras se mobilizaram para logo reverter a situação. A partir desse processo desenvolveram-se mecanismos capazes de reduzir o consumo de combustível, junto a adaptações físicas que tornassem os carros mais atraentes e populares aos olhares dos consumidores.

Não existe diferença entre os SUVs e os Crossovers

Apesar serem fisicamente parecidos, os Crossovers possuem características únicas. Comparados aos SUVs, eles possuem motores menos potentes, carrocerias mais leves, e valores mais acessíveis. Na estrada são mais ágeis e similares a veículos de passeio.

Possuem maior risco de capotamento

Apesar da estranha sensação causada em curvas, um estudo publicado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) provou que está hipótese está muito mais para um boato. Por meio de experiências realizadas eles chegaram à conclusão de que o tamanho e o peso dos SUVs, junto a dispositivos de segurança, são capazes gerar taxas menores de acidentes ao invés de provocá-los.  

 

Compartilhe

Comentários