Os pequenos comércios têm que se atentar as normas de qualidade de serviço, como a ABNT NBR. O SEBRAE junto à ABNT criou um guia para os funcionários do balcão não terem problemas com esses detalhes. O documento destaca quatro itens de atenção na hora de ajudar um cliente em um estabelecimento varejista.

Confira abaixo os principais pontos do guia:

Serviços

Este item trata de alguns pontos a serem trabalhados para melhoria dos serviços prestados pelo estabelecimento, como: cortesia, credibilidade, capacidade de resposta, compreensão do cliente, confiança, comunicação, segurança e acesso.

Elementos tangíveis

É a parte física que intervém na prestação de serviços, produtos que o consumidor tem acesso, que pode ver e tocar. Deve-se considerar: as instalações, equipamento e mobiliário, embalagens, documento de compra e, claro, os produtos.

Pessoal

Inclui todos os aspectos relacionados aos colaboradores, isto é, vendedores, atendentes, caixas, entre outros, todos aqueles que trabalham no estabelecimento comercial. Considere neste item a imagem do comércio e a competência profissional frente aos clientes e consumidores.

Melhoria

A melhoria contínua é uma atividade fundamental para manter a qualidade dos serviços no pequeno comércio. Neste item são descritas ações para implementação de um plano de ação em melhoria contínua.

Para saber tudo sobre o guia, acesse-o por meio deste link: http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2016/11/guia-ABNT-atendimento-em-comercio-varejista.pdf

Comentários