Com o intuito de estimular a segurança de motoristas e passageiros, um novo sistema será implantado obrigatoriamente em carros europeus. Em vigor desde o início de abril, a lei exige que todos os carros zero-km tenham em sua composição um sistema de ligação com serviço de emergência, capaz de auxiliar em possíveis acidentes.

Batizado de eCall, a ferramenta propõe discar automaticamente para o serviço de emergência e otimizar a necessidade de alguém solicitar ajuda. O aparelho também será programado para passar a localização, o horário e a direção em que aconteceu o impacto. Outros benefícios serão informar se o motorista está inconsciente ou impossibilitado de realizar uma ligação.

Apesar de só entrar em vigência agora, a lei já havia sido proposta em 2013. No ano de 2015 chegou a passar pelo parlamento europeu mas não obteve continuidade. Com reformulações o processo foi reavaliado e promete ser distribuído a outros continentes.

Seus desenvolvedores alegam que a mudança reduzirá o tempo de atendimento e garantirá que os serviços de emergência cheguem até o local exato. Uma consequência inquestionável e benéfica para o cenário é a possibilidade de reduzir sequelas e de salvar mais vidas em acidentes de trânsito.

Comentários