O atendimento ao cliente pode até parecer banal para o balconista, mas nem de longe pode ser considerado algo simples de ser feito. Na hora da compra, o vendedor deve não apenas persuadir o cliente a comprar, mas também atendê-lo de maneira satisfatória, que o faça se sentir à vontade para voltar ao seu balcão.

Por isso, nada melhor que educação e adaptação a cada estilo de comprador. A primeira etapa para um bom atendimento deve ser a identificação do perfil do cliente. Ele pode ser questionador, bem-humorado, sério e até mesmo leigo em relação ao que está comprando. Portanto, identifique sua característica e aja de maneira a deixá-lo confortável.

mulher negra olhando diretamente para câmera com um sorriso simpático

O segundo passo é compreender suas necessidades para indicar o produto mais adequado ao que procura. Mostrar-se proativo e interessado em detalhar as funções de determinada peça, por exemplo, são de bom grado para o comprador.

AJA DE MANEIRA A DEIXAR O CLIENTE CONFORTÁVEL

Por fim, proporcione outro canal de relacionamento com o cliente. Além do encontro presencial, oferecer o número de telefone, WhatsApp, e-mail e outras maneiras de contato pode ser útil para o esclarecimento de dúvidas em relação à mercadoria.

Portanto, um relacionamento com bastante diálogo e empatia pode ser a chave para uma boa venda. Fique atento.

Compartilhe

Comentários