Há 20 anos ele trabalha com gestão empresarial. É diretor executivo do grupo empresarial que fundou – Verde Ghala, especializado no monitoramento da Conformidade Legal Aplicável – e administra o Instituto Oksigeno, pioneiro em projetos de carboneutralização de emissores de CO2 em eventos sustentáveis. Estamos falando de Deivison Pedroza.

Com seus projetos Deivison, acumulou inúmeras experiências. Como consequência, decidiu compartilhar todo o conhecimento com vendedores, empresários e pessoas que buscam de certa forma um relacionamento saudável com seus clientes. Hoje, por meio de cursos e palestras, ele ensina que, entre diversas estratégias, a mais importante delas está no relacionamento.

Acompanhe a conversa que tivemos com ele.

Como o relacionamento pode ser o segredo para o sucesso?

Nossos clientes, mesmo se forem empresas, são pessoas, e pessoas querem atenção. Elas querem se sentir importantes. Muitas vezes, é o vendedor quem vai escutá-las. Por isso ele deve fazer isso sem se preocupar se vai fechar uma venda naquele momento. A venda pode acontecer só depois, mas o mais importante ele já conquistou: o relacionamento com o cliente por meio de um tratamento especial, muito próximo, como se fosse um verdadeiro amigo. É isso que está faltando no mercado.

Eu acredito que se alguém quer alcançar o sucesso é preciso mudar a maneira de se relacionar com o cliente, dando atenção a ele, sabendo ouvi-lo, tratando-o de maneira mais informal e despreocupada, mas sempre com respeito. Porque mesmo que este profissional saiba exatamente o que seu cliente precisa, mesmo que ele utilize as melhores técnicas de vendas que existam, de nada adianta se quando o cliente estiver ali com ele, ele não dar a atenção necessária e não souber fazê-lo se sentir único.

“Nossos clientes, mesmo se forem empresas, são pessoas, e pessoas querem atenção”

Acho que este seja um dos passos mais importantes e que irá diferenciar um vendedor comum de um vendedor de sucesso.

Qual o maior erro que podemos cometer durante a busca pelo sucesso?

Existem muitos erros que podem acontecer. Mas de todos, o maior deles é não acreditar em si próprio. Se você deixa de acreditar que pode chegar lá, realmente você será um fracassado. Ninguém pode trilhar o caminho rumo ao sucesso por você, ninguém pode aprender por você, ninguém pode errar por você. Apenas você e mais ninguém pode fazer acontecer.

Portanto tenha sempre em mente que erros podem acontecer. Mas os leve como aprendizados e use-os para se tornar mais forte diante das adversidades da vida.

O sucesso é uma motivação positiva?

Com certeza! A motivação é essencial para atingir qualquer objetivo que tenha em sua vida. Sem ela, você nem será capaz de se levantar da cama todas as manhãs. Claro que existe o que chamamos de “motivação negativa”, aquela que não visa o bem, que é destrutiva, que faz mais mal para a pessoa que a tem do que para qualquer outra. Mas quando falamos de motivação positiva, a meu ver o sucesso é uma das principais. E não digo apenas sucesso profissional.

Por exemplo, uma pessoa ter sucesso pode significar ser dona de uma grande empresa, com muitos funcionários, faturando milhões por ano. Para outra, pode ser morar no campo com sua família, plantando de forma saudável tudo aquilo que irá consumir, longe da vida atribulada das cidades grandes. Para outra pessoa, pode ser ter um emprego estável, que a permita viajar todo ano com sua família.

Por isso que, na minha opinião, o sucesso é uma das principais motivações positivas que um ser humano pode ter na vida. Ele que irá ajudar a realizar seus sonhos e a satisfação quando isso acontece é indescritível. É a busca pelo sucesso que te faz acordar todas as manhãs, que não te deixa desistir diante das adversidades, que faz você se superar a cada dia e que faz sempre desejar mais conhecimento para descobrir maneiras ou buscar forças para chegar lá.

Comentários