A cada ano que passa, o câmbio automático perde o estigma de item de luxo. Em 2017, 40% dos carros vendidos no Brasil tinham o sistema. A perspectiva das montadoras é que ele seja maioria já em 2020, quando são projetados que 60% dos veículos que deixem as concessionárias tenham esse tipo de câmbio.

Os fabricantes no Brasil já estão aumentando o número de veículos que vem com o câmbio automático. A Ford recentemente colocou o Ka SE com esse tipo de sistema, assim como a Volkswagen disponibilizou o Gol e o Voyage. Porém, a maioria dos carros continua utilizando caixas manuais.

câmbio manual carro escuroModelo mais vendido no Brasil, o Chevrolet Onix também se adaptou ao mercado. No último ano, o carro da GM vendeu 32 mil unidades com o câmbio automático, 17% de toda a frota dessa linha.

A Fiat também vem forte com esse tipo de câmbio. O automatizado Mobi Drive GSR é um dos modelos mais baratos que vem com o sistema, custando em média R$ 46 mil reais. Além dele, o Argo 1.3 GSR é outro modelo da italiana que está no mercado.

No último ano, o Chevrolet Onix vendeu 32 mil unidades com o câmbio automático

Com esses novos lançamentos, é possível notar que as montadoras passaram a equipar os carros mais acessíveis com o câmbio automático, opção que estava normalmente reservada aos médios e grandes veículos.

Comentários