Ela é a usada constantemente. Mas, ainda assim, poucos entendem o seu significado. A palavra engajamento, literalmente, representa o ato de participar voluntariamente de algum trabalho ou atividade. Ela traduz o envolvimento, a interação e o relacionamento orgânico de um público com determinada marca. Mesmo com essas explicações, é preciso entender por completo suas definições. Entenda e aplique o termo corretamente em suas estratégias empresariais.

De onde vem?

Os primeiros estudos sobre o assunto surgiram por pesquisas acadêmicas de marketing. Em 2005, a primeira definição do termo foi levantada por René Algesheimer, que defendia o engajamento como uma influência positiva de identificação da comunidade com a marca. De acordo com ela, por meio da motivação intrínseca do consumidor, é possível interagir e/ou cooperar.

Para que serve?

O maior propósito desse trabalho é gerar uma interação íntima entre a marca e os seus seguidores. Um engajamento efetivo gera diálogo, encoraja o papel de facilitador da empresa e promove a identificação do público com a marca. Outras consequências dessa ação são lealdade, confiança e ligação emocional com o prestador do serviço/ produto. É válido frisar que essa experiência positiva pode influenciar outras pessoas a buscarem tais resultados também.

Como usar?

A primeira etapa do engajamento é conhecer 0 seu público. Por mais que isso seja óbvio, é necessário entender quais são as expectativas dele quanto aos seus serviços. Após isso, é preciso compartilhar conteúdos relevantes em suas páginas. Ajude seus seguidores a encontrarem o que procuram e a resolverem os seus problemas. O visual é outro fator importante. Com ele é possível aflorar o emocional do público. Crie chamadas cativantes e com apelo emocional. A partir delas, você motivará o diálogo com seus seguidores. Um conselho: Faça-os serem ouvidos e eles retornarão.

Compartilhe

Comentários