O que é retrovisor? Acessório obrigatório na legislação brasileira de trânsito, o retrovisor é um item de segurança importante nos veículos. Normalmente, os carros possuem três retrovisores, dois nas laterais e um no centro do vidro dianteiro. A seguir descubra alguns Fatos e Boatos sobre esta peça:

#FATOS

Retrovisores ajustados a 90 graus têm menos pontos cegos

Os retrovisores externos ou laterais devem estar ajustados a 90 graus para melhorar a visibilidade do motorista. Muitos posicionam eles para enxergar a lateral do veículo, o que é um erro. No ângulo correto, o condutor verá a pista e reduzirá significativamente os pontos cegos.

Polir resolve os arranhões no retrovisor

Um bom polimento pode evitar muito aborrecimento. Os arranhões mais leves podem sumir do seu retrovisor se essa prática for adotada com mais frequência. Eles vão parecer novinhos em folha.

Qualquer dano pode ser recuperado

O problema pode ser grande, mas sempre existe um jeito. No caso dos retrovisores, até os danos mais extensos tem alguma solução. A troca da capa externa e a substituição da peça já renovam o seu estado. A recuperação da base plástica também pode ser realizada, mas o serviço custa a partir de R$ 200.

O que é retrovisor por do sol
#BOATOS

O espelho comum tem o mesmo efeito do utilizado no retrovisor

Não. Por ser plano, a distância do reflexo do objeto é a mesma que o objeto real se encontra no espelho. A curvatura do retrovisor dá ao motorista um campo de visão maior. Apesar de parecerem planos, esses itens têm um “formato esférico convexo”, o que aumenta a região observada.

Os carros sempre tiveram o espelho do retrovisor como conhecemos atualmente

O primeiro espelho retrovisor é uma invenção creditada à francesa Davy de Cussé em 1897. Diferente de hoje, o item que ela utilizou tinha o formato plano. Os convexos demoraram para equipar os carros. Apenas em 1970 que o governo dos EUA obrigou a adoção deles como componente de segurança.

Compartilhe

Comentários