Técnicas de vendas são importantes para conseguir finalizar um negócio. Mas essa questão requer muito estudo. Você precisa conhecer bem o produto que comercializa e também precisa estudar os seus clientes para conseguir ter um resultado positivo para o comércio.

Marcelo Ortega irá ajudar com suas dicas para melhorar o desempenho da sua loja. Ele é fundador do Instituto Marcelo Ortega, que forma treinadores, consultores e palestrantes de vendas, além de ser autor do best-seller Sucesso em Vendas. Um especialista nesse assunto.

“O que mais importa para começar bem o trabalho em vendas não é conhecer tecnicamente o produto ou o serviço que você vende, mas por que, como e quando o mercado compra”, alerta Marcelo.

Confira algumas dicas de Marcelo Ortega que o Balconista S/A separou para você:

Dicas

Crie seu próprio discurso

Alguns vendedores nem entendem realmente para que o produto serve e saem vendendo. É preciso que você faça uma avaliação, pesquisa e, principalmente, entenda as diversas vantagens e benefícios para comercializar o item.

Transmita segurança

Tenha argumentos verdadeiros e faça anotações para não depender apenas da memória. Isso irá demonstrar ao cliente que você está interessado e é organizado.

Evite o pré-julgamento
Jamais deduza aquilo que o cliente quer. Espere o cliente lhe confirmar tudo o que precisa e para que necessita desse produto.

Empolgação

Comece cada contato com o cliente de maneira entusiástica. Ninguém gosta de vendedor que tem a cara amarrada e que não transmite felicidade em seu trabalho.

Reinvente sua maneira de vender
Trate cada cliente como único e especial, como se fosse o primeiro ou o último de sua vida. Lembre-se: o cliente é o bem mais valioso e que garante nossa remuneração.

Benefício

˜Um vendedor que se preze deve conhecer bem aquilo que vende, não há o que contestar. Acontece que, num primeiro momento, o cliente verdadeiramente não se encanta com isso”, afirma Marcelo. ˜Ele não quer saber que o equipamento tem diversas características ou que a empresa tem ‘trocentos’ anos de tradição, sede própria, equipe bem treinada, certificados”, completa.

Para ele, na primeira abordagem, o cliente só quer ouvir sobre benefício. “O vendedor tem que questionar: Por que as pessoas compram comigo? O que elas ganham realmente? Que desejos e necessidades meus produtos e serviços proporcionam na vida de quem compra? Aí ele estará no caminho certo”, explica.

O especialista dá a dica que, para reconhecer o benefício, é bom conversar com o seu cliente após a venda. “Mesmo que digam, foi legal, foi bom, foi uma necessidade. Insista: O que representava para você essa compra naquele momento? Você deve chegar a respostas como: segurança, tranquilidade, conforto etc.. Essas devem ser sua base de benefícios para abordar consumidores novos”, finaliza.

Compartilhe

Comentários