A Mercedes-Benz apresentou um novo conceito de plataforma modular, o Vision Urbanetic, veículo capaz de adaptar sua carroceria para diferentes situações. A ideia da montadora alemã é que um mesmo veículo possa transportar pessoas e cargas, realizando a troca quando necessária.

O objetivo da plataforma é eliminar a separação entre o transporte de carga e de passageiros, livrando as estradas de mais veículos. Os resultados seriam vistos na diminuição do tráfego e dos congestionamentos. A proposta melhoraria a qualidade de vida nos grandes centros.

vision urbanetic ponte

O conceito baseia-se em um chassi autônomo com alimentação elétrica, que pode levar corpos diferentes comutáveis. A plataforma Vision Urbanetic oferece espaço para até doze passageiros. Já o módulo de carga serve como um transportador de mercadorias clássico. Com o seu piso de carga variável, ele pode ser dividido em dois níveis e transportar até dez palets EPAL.

O Vision Urbanetic tem um comprimento total de 5,14 metros e um espaço de carga de 3,70 metros. Segundo a Mercedes, a troca dos módulos pode ser feita de maneira automatizada ou manual. Confira o vídeo abaixo e veja o seu funcionamento na prática:

Compartilhe

Comentários