Não é de hoje que marcas têm investido para ganhar dinheiro com Instagram e alcançar potenciais compradores. Na verdade, parece que a rede social já percebeu isso. A fim de facilitar as abordagens comerciais, o Instagram criou uma nova ferramenta que permite vendedores oferecer informações sobre seus produtos e colocar links para vendê-los nos Stories.

Com a mudança, quando você estiver conferindo os Stories de uma marca será possível clicar na imagem e ver uma tag com os detalhes do produto mostrado. Depois, será possível acessar por ali mesmo a página em que ele é vendido. Em testes desde junho deste ano, a ferramenta chamada Instagram Shopping só ficou disponível em setembro.

Como utilizar?

Primeiro você precisa ter uma conta de negócios e vender produtos físicos de acordo com as políticas comerciais do Instagram. Além disso, você precisa ser administrador de alguma pagina no Facebook ou ter o perfil do Instagram associado à uma loja ou catálogo de produtos no Facebook. Com isso, é só cadastrar os produtos que deseja divulgar.

Após isso, você terá o seu acesso analisado (o que normalmente leva alguns dias). Após isso, caso seja aprovado, o Instagram enviará uma notificação para você. Com a aprovação acesse Perfil > Configurações > Produtos > Continuar > Selecionar o catálogo que você quer conectar ao seu perfil > Concluir. Pronto. Agora é só começar a marcar os seus produtos em seus posts e stories.

Feito isso, assim que os seus seguidores virem o storie ou post, verão também uma “sacola de compras” ao lado, onde poderão clicar para ter mais detalhes, informações e, inclusive, já efetuar a compra. É realmente uma compra com um clique.

Explorar

O “Explorar” é outra ferramenta recente no aplicativo. A partir dele, usuários podem navegar por canais temáticos que lhes interessem. Nesta aba, o Instagram passou a ter um canal dedicado a compras. Agora por meio dele, além de marcas seguidas pelo usuário, o algoritmo trará sugestões com base nos produtos que o interesse.

Segundo a plataforma, aproximadamente 90 milhões de usuários clicam nas fotos para saber detalhes de produtos. E, ao todo, já existem 25 milhões de empresas inscritas com perfil profissional ao redor do mundo. Com a ferramenta, a tendência é que esse número só aumente.

Compartilhe

Comentários