As 24 Horas de Le Mans é uma das provas mais nobres do mundo do automobilismo. Junto às 500 Milhas d Indianápolis e o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, forma a Tríplice Coroa do esporte.

A prova faz parte do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, e é disputada desde 1923 no Circuito de la Sarthe, na França. Ela é bastante conhecida pela competitividade, mas na última década as equipes da Audi têm se destacado na categoria. E isso devido aos motores Audi TDI, desenvolvidos pela montadora alemã.

História

1989: Naquela ocasião, a Audi apresentou o Audi 100, primeiro motor turbo-diesel de injeção eletrônica direta. E esse foi apenas o primeiro passo para a chegada ao motor TDI.

2006: Aquele ano marcou a estreia do motor à diesel nas 24 Horas de Le Mans. Era o TDI de 12 cilindros.

E o sucesso foi imediato. Levando vantagem sobre todos os outros que utilizaram gasolina, a vitória da equipe alemã formada pelos corredores Frank Biela, Marco Werner e Emanuele Pirro foi arrebatadora.

2007 e 2008: Ainda utilizando o TDI de 12 cilindros, a Audi venceu as duas edições com assustadora facilidade, combinando baixo consumo e grande autonomia.

2009: Era a vez de inovar. A Audi trouxe o TDI V10, que diminuía as cilindradas visando melhorar o consumo sem perder a eficiência. Entretanto, a vitória não veio.

2010: Primeira vitória utilizando o novo motor. Os detentores do feito foram os pilotos Mike Rockenfeller, Timo Bernhard e Romain Dumas.

2011: Nova vitória da Audi. Dessa vez, utilizando o motor TDI V6 que rendia mais de 540 cv. Ele era mais leve e compacto.

2012, 2013 e 2014: Mais uma vez, a Audi inovou com os seus motores TDI. Foi combinando um motor V6 Diesel com tração nas rodas traseiras e um motor elétrico com tração nas rodas dianteiras, que era ativado quando o carro chegava à marca de 120 km/h. A estreia em 2012 foi premiada com a vitória na prova. Foi a primeira vez utilizando um motor híbrido. Nos dois anos seguintes, a montadora alemã saiu novamente vencedora, e mostrou porque tinha se tornado uma potência nas 24 Horas de Le Mans.

Compartilhe

Comentários