Ainda que o e-commerce seja responsável por um considerável número de vendas, as lojas físicas têm um papel fundamental na relação da marca com o consumidor. De acordo com uma pesquisa feita pela Nielsen em 2017, 70% das decisões de compra são feitas em lojas físicas. Portanto, ter atenção e zelo pelos pontos de venda é uma estratégia que pode definir o sucesso de um negócio.

Entre os quesitos avaliados por compradores em PDV, três estão relacionados à variedade de produtos: alta qualidade de mercadorias frescas (57%), produtos regularmente em estoque (54%) e oferta de itens de necessidade do cliente (50%). Assim, com estratégias bem definidas, um ambiente agradável, e abordagens corretas, é possível fechar vendas contínuas e significativas para o negócio.

Veja algumas dicas que podem intensificar as vendas em suas lojas físicas.

prateleiras loja física

O melhor ponto da loja

Antes de investir em uma loja física, é preciso saber qual é o perfil demográfico da região. Verifique se aquele espaço está o mais próximo possível do seu público-alvo e se existe fluxo de pessoas em frente ao espaço desejado.

Atenção ao visual da gôndola

O visual diz tudo sobre um ponto de venda. Por isso, preocupe-se em estabelecer uma conexão com os compradores por meio do visual da gôndola. Se o seu produto é jovem, aposte em um conceito moderno. Mas lembre-se, o impacto visual deve ajudar, e não atrapalhar. Use o bom senso sempre.

Explore o “pontos quentes” da loja

Estimule as compras por meio dos pontos quente da loja. Ou seja, por aqueles lugares onde há maior circulação de pessoas. Bons exemplos são os balcões e a frente do caixa. Um cuidado, é evitar a exposição de produtos próximo à entrada. Geralmente, este é um lugar que as pessoas não ficam paradas por muito tempo.

Treine os funcionários

Bons resultados nascem, principalmente, por meio de uma equipe bem preparada. Para isso, invista em seu time de funcionários. Ofereça capacitação constante. Só assim você conseguirá obter melhorias contínuas em seus números de vendas.

Aproveite a tecnologia

Cada vez mais empresas têm disponibilizado rede Wi-Fi gratuita em suas lojas. Ainda que pareça uma comodidade para os clientes, isso pode ser mais uma estratégia para sua loja física.

Por meio de um sistema desenvolvido pelo grupo Via Varejo, antenas Wi-Fi conseguem se comunicar com um software de mapeamento de calor, que por sua vez permite que técnicos saibam o trajeto de visitantes dentro da loja.

Assim, é possível constatar quais corredores os compradores mais visitam e quanto tempo levam em determinado setor.

Compartilhe

Comentários