Você sabe qual a importância do sorriso na hora de vender? A Smiling Report foi uma pesquisa dedicada exatamente a descobrir isso. Conduzida e publicada em 2016 pela empresa Shopper Experience, por meio dela foram avaliados comércios de diversos países. E adivinhem, entre os 69 países pesquisados, o Brasil ficou em penúltimo lugar.

Para entender isso, basta analisar os resultados. No Brasil, apenas 79% dos atendimentos iniciam com um sorriso. Enquanto na Irlanda, primeira colocada no ranking, o percentual é de 97%.  Ou seja, em cada 10 pessoas que entram numa loja por aqui, 2 não recebem nem ao menos um sorriso. Sendo assim, é difícil acreditar que elas ao menos receberam um atendimento atencioso, olho no olho.

vendedor simpático cliente feliz loja

Mas o que um sorriso de fato representa no fechamento de uma venda? Há tempos psicólogos vêm estudando isso. E a resposta é que o sorriso é a peça chave na aproximação de pessoas. Fruto da comunicação não-verbal, ele é um sinal de que “estou receptivo, somos da mesma tribo, pode relaxar”. Então na venda, ele torna-se responsável por criar rapport, conexão, acolhimento junto ao cliente.

Ao se sentir bem vindo, o cliente tende a passar mais tempo na loja, dar mais abertura ao diálogo e ser mais paciente caso não encontre o que procura. Aliás, vai dizer que você nunca saiu de uma loja por não se sentir acolhido? Ou levou algum produto só para agradar o vendedor importuno que forçou determinada compra? Pois experiências como essa são o fim de um possível relacionamento com o cliente.

Na hora de investir na capacitação de um vendedor, jamais esqueça a importância da simpatia. Tratar bem as pessoas, além de demonstrar educação e cordialidade, é uma ótima forma de criar um clima mais feliz em sua loja.

Compartilhe

Comentários