“Olha a pamonha, olha a pamonha!” Você com certeza já ouviu isso de algum vendedor ambulante. Aliás, é capaz de ter até lembrado de como ela soava enquanto lia. A explicação para isso está no tom de voz e na forma clara como vendedor oferecia o seu produto. Essa é a importância de falar bem na hora de vender.

Ainda que você tenha um ambiente bonito, aconchegante e com imagens de grande impacto, sem uma voz forte o suficiente para convencer, persuadir e encantar as pessoas, nada disso adianta. Uma voz clara com uma boa dicção é fundamental para o bom andamento dos negócios. Afinal, é ela que apresentará o produto, fechará o negócio e firmará um relacionamento de longo prazo com o cliente.

Como falar bem?

Falar muito rápido ou em tom baixo pode ser o fim de uma boa comunicação. Além de não passarem confiança, essas características não permitem a clara compreensão do cliente. Por isso, coloque energia na voz e diga tudo com clareza. Seja direto e evite discursos vazios e sem impacto na hora de vender.

Vendedor Loja Mecânica Autopeças Compra Velho

É importante também lembrar que a voz é como um instrumento musical. Ou seja, podemos modular o som e atrair audiência. Sempre que for falar algo para convencer alguém, seja firme e forte. Quando estiver falando os preços, desça um tom da sua voz. Isso dá a impressão que o produto é mais barato. Outros truques que podem te ajudar são os seguintes:

  • Fale devagar, mas com segurança. Isso melhora a clareza das palavras.
  • Evite palavras de uso comum ou clichês.
  • Atente-se à expressões preconceituosas, machistas ou homofóbicas. Elas podem acabar com a sua imagem.
  • Teste o seu tom de voz com amigos ou conhecidos para confirmar se a apresentação está realmente boa.
  • Avalie a sua audição. Quem tem dificuldade auditiva, em geral, fala mais alto para compensar. Caso isso se aplique a você, é importante buscar o acompanhamento de um especialista.
  • Use um vocabulário simples, não pobre.
  • Quando for falar algo importante, use uma pausa. Ela ajuda a chamar a atenção do público.
  • Em momentos de tensão, não altere o seu tom de voz. Isso soará como um ataque ao seu cliente.
  • Por último, ponha alegria na sua voz. Ela o aproxima da pessoa que está do outro lado do balcão e transmite simpatia.
Compartilhe

Comentários