A Stock Car é a mais tradicional modalidade do automobilismo brasileiro. Iniciada em 1979, a categoria era monomarca, sendo constituída apenas por carros da Chevrolet. Ao longo do tempo, outras marcas chegaram a participar da competição, como a Volkswagen e a Mitsubishi. Em 40 temporadas, já foram 17 campeões, sendo Ingo Hoffman o grande piloto da história da Stock Car, com 12 títulos.

Toda a potência dos carros da categoria é mostrado pelo motor V8 e seus 500cv de potência. Por isso, conheça mais características dessas máquinas, que chegam a até 270 km/h em ocasiões como na reta principal do Autódromo de Interlagos.

Combustível

Pode parecer estranho, mas o combustível utilizado pela Stock Car é o Etanol E100, fornecido pela Raízen. Muito diferente de outras modalidades, que utilizam gasolina, por exemplo. E o que tem surpreendido é a relação custo benefício, já que o Etanol é mais barato e tem rendido relativamente bem na Stock.

Motor

Você certamente conhece o Camaro, famoso modelo por aparecer em uma canção sertaneja. Então, o carro de Stock Car utiliza o bloco 8-cilindros em V da família GM LS3, que equipou as penúltimas gerações do Chevrolet Corvette e…do Camaro.

Os cabeçotes (fundidos em família) também vieram de outra família, a LS7, derivados do Corvette C5R, de 1999, que chegou a ser utilizado até mesmo nas 24 de Le Mans. O virabrequim também veio da LS7.

imagem do motor de um stock car

Curiosidade

Podemos dizer que os motores de Stock Car são subaproveitados. Por isso, muitas pessoas têm impressão que o carro menos potente do que realmente é. Isso porque uma tecnologia limita a ação do acelerador a 75% da sua capacidade. A aceleração só aumenta em ocasiões específicas, no caso, com o uso do botão de ultrapassagem (o push-to-pass). Ele possibilita ao piloto o aumento do 100 cv a mais durante 16 segundos, devido a abertura total da borboleta. São X botões disponíveis por corrida.

Alguns pilotos, inclusive, recebem um botão de ultrapassagem a mais, de acordo com votação popular (Fan Push). Antes de cada etapa, os fãs da categoria votam em quais pilotos devem receber o Fun Push. São seis escolhidos, e eles não podem voltar a receber a “premiação” na corrida seguinte. Na corrida do milhão e na etapa final, todos os pilotos ficam disponíveis para ganhar o fan push extra.

Comentários