Muitos se recusam a aceitar que os veículos elétricos são o futuro da indústria automotiva. Desta vez, um estudo que compara esse tipo de automóvel com os carros a diesel revelou que em algumas questões, eles não são uma solução verdadeiramente ecológica como alguns pensam e são superados pelos movidos a combustível. Será que é verdade?

O estudo é do Institute Center for Economic Studies, que comparou o Tesla Model 3 com o Mercedes-Benz C22 Diesel. Eles chegaram a conclusão que se você tomar em conta a quantidade de energia que é utilizada para fabricar os componentes e as baterias dos elétricos, o carro movido a diesel consegue ser menos contaminante que esse tipo de veículo.

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Isso significa que os elétricos não servem para nada? Com certeza, não. O estudo não levou em conta alguns aspectos fundamentais para estabelecer que essa afirmação seja totalmente verdadeira. Os carros elétricos não poluem diretamente o meio-ambiente, mas sim sua produção e etc. Os veículos com motores Diesel geram muita poluição através dos gases gerados por eles, além da extração e refinamento do petróleo.

Além disso, o estudo foi realizado na Alemanha, onde a industria automotiva espera utilizar dois terços de sua energia na fabricação de componentes e baterias de fontes renováveis (eólica e solar), o que irá reduzir o rastro de poluição na produção dos elétricos.

Outro ponto destacado pela pesquisa é que o descarte das baterias é extremamente nocivo para a natureza. Porém, o estudo não diz que a vida útil desses componentes é muito similar ao dos motores movidos por combustíveis fósseis, e não são trocadas com facilidade.

Comentários