O Campeonato Mundial de Carros de Turismo (em inglês World Touring Car Championship) foi um torneio internacional criado e organizado pela Federação Internacional de Automobilismo. Inspirado pela performance de carros conhecidos como Gran Turismo, ele trazia aos grandes circuitos veículos que mesclavam luxo e alto desempenho. O campeonato ocorreu entre 1987 e 2017, e contou com a participação de fabricantes como BMW, Chevrolet, SEAT e Lada.

As máquinas

O evento se destacou por trazer as pistas veículos Gran Turismo, ou GT. Mais largos, mais pesados e confortáveis, esses carros, originalmente, foram projetados para ser dirigidos por longas distâncias em alta velocidade.

modelo de carro gran turismo da Citroen

O formato mais comum desses modelos é o cupê de duas portas com dois lugares. Suas frentes são alongadas com motor dianteiro e tração traseira, proporcionando mais espaço na cabine – se comparados aos carros com motor central. Possuem suspensões mais macias e maior capacidade de carga.

Motores

Segundo a última atualização da disputa, em 2014, os motores deveriam ser limitados a 2000 cc na categoria principal (TC1) e a 1600 cc na TC2. Além disso, muitas tecnologias disponíveis em automóveis tradicionais eram proibidas nos modelos inscritos, como o freio ABS e o controle de tração.

O C-Elysée

Esse foi um modelo projetado de acordo com os últimos regulamentos do WTCC. Alimentado por um motor 1.6 litros turbo de quatro cilindros, o mesmo que fez o DS3 WRC vencedor da competição, o carro possui cerca de 380 cv. É desenvolvido e assinado pela Citroën, e recebe potência para as rodas dianteiras por meio de uma caixa sequencial de seis velocidades. 

Vale lembrar que o C-Elysée alcançou uma performance tão eficaz que levou a equipe francesa três vezes seguidas ao pódio em primeiro lugar – 2014, 2015 e 2016.

Nascimento do WTCR

Com o fim do WTCC, o Conselho Mundial da FIA criou o WTCR – um formato similar mas com um novo regulamento técnico e esportivo. Entre as mudanças, está a entrada de carros do regulamento TCR, com mecânica de até 2 litros, turbocompressores e potência de 350 cv.

Comentários