Depois sucesso do Programa Amigo Bom de Peça, lançado pela ZF Aftermarket em abril de 2017, a marca decidiu criar mais um programa de relacionamento e qualificação. Desta vez voltado para os balconistas e vendedores de autopeças. Trata-se do “Amigo Bom de Venda”, lançado na Automec, com o garoto-propaganda Ciro Bottini, um dos mais conhecidos nomes de vendas televisivas do Brasil.

O Amigo Bom de Venda é semelhante ao Amigo Bom de Peça, com um site de conteúdo e destaque para os vídeos curtos e práticos, desta vez com dicas exclusivamente criadas para o vendedor de autopeças. 

Os balconistas e vendedores poderão obter seus certificados com a ZF Aftermarket após realizarem testes on-line na plataforma, assim como os mecânicos fazem atualmente no Amigo Bom de Peça.

A motivação para a criação de mais um programa de treinamento é o de estreitar cada vez mais o relacionamento com todos os elos da cadeia de distribuição de peças da ZF. De acordo com Fernanda Giacon, Gerente de Marketing da ZF Aftermarket América do Sul, atualmente não existe nenhum tipo de treinamento específico para este profissional, que encontra menos suporte e informação do que o mecânico para entender o dinâmico universo automotivo. 

“Entendemos que o trabalho do balconista e dos vendedores complementa o trabalho do mecânico e vice-versa e ambas as atividades tem total relação. É importante que ambos os elos dessa cadeia recebam informações corretas sobre questões como tempo de vida útil dos produtos, sua durabilidade, manutenção, relação com outras peças do veículo e mais uma infinidade de informações importantes no seu dia a dia. Ele precisa pensar no veículo como um sistema completo e não em peças isoladas”, explica Fernanda. 

“Com o programa, o balconista deixa de limitar sua busca de informações apenas em catálogos e encontra um canal completo para tirar dúvidas e se qualificar”, avalia Fernanda Giacon. “Acreditamos que a criação do Amigo Bom de Venda poderá trazer resultados positivos diretamente para os balconistas de varejos e vendedores de distribuidores, que por meio dos treinamentos poderão se transformar em verdadeiros consultores de vendas especializados.” 

Atualmente, o distribuidor lida com mais de 300 mil itens de diferentes marcas presentes no mercado. Somente a ZF atua com mais de 20 mil itens em seu portfólio e isso dificulta ainda mais o conhecimento técnico por parte do balconista. São inúmeras linhas de produtos, sistemas diferentes e não existe nenhum lugar que seja referência de aprendizado para esses profissionais, a não ser em catálogos e sites. O Amigo Bom de Venda utilizará como plataforma de comunicação o WhatsApp. Pois ele provou ser a melhor ferramenta para falar com distribuidores e varejistas de autopeças. “Temos hoje 30 mil varejos distribuídos no Brasil. Em cinco anos, esperamos atingir 70% desse público por meio do programa”, completa.

Comentários