Os radiadores são equipamentos essenciais nos veículos. São responsáveis por resfriar o motor e evitar o superaquecimento. De forma simples, ele funciona com um sistema de troca de calor, entre o ar e o liquido que há em seu interior. Por conta de seu formato, o ar que passa por dentro dele resfria o líquido que circula em seu interior e, consequentemente, esfria o motor também.

Radiadores

História

Nos anos 1880, o alemão Karl Benz começou a cruzada de criar a “carruagem sem cavalos”. Benz utilizou um simples motor à combustão, mas ele esquentava muito e a água que era utilizada para resfriar evaporava em poucas horas. Para contornar o problema, Karl Benz criou um sistema de tubos em espiral que fazia a água circular por pelo motor para esfriar ele. 

Com a evolução do motor, o sistema de resfriamento teve que se modernizar também. No século XX, as grandes montadoras da época, como Ford e GM, começaram a testar novos designs e modelos de radiadores. Hoje eles são fabricados com alumínio em vez do cobre como antigamente.

O alumínio pode não ser um condutor tão bom quanto o cobre, mas ele faz com que o radiador fique mais leve. Além de um menor peso, o material consegue fornecer uma refrigeração mais eficiente, pois pode ser maior e ocupar um espaço mais otimizado.

Tipos de radiadores

O modelo mais utilizado é o radiador de arrefecimento. Ele normalmente utiliza água misturada com aditivos. O sistema é interligado com o motor por meio de cabos e é encontrado na parte frontal do veículo.

Outro tipo de radiador é o de óleo, que tem a função de resfriar o óleo lubrificante. Esse modelo de equipamento funciona de forma parecida com o refrigerador a água do motor, porém ele é focado no óleo do cárter.

O radiador de climatização é utilizado no sistema de resfriamento interno do veículo. Ele normalmente fica no painel do automóvel e é utilizado para aquecer ou arrefecer (reduzir a temperatura).

Radiadores

Você sabia?

O Bugatti Chiron possui um motor de 1500cv que chega até 420 km/h. Para aguentar toda essa potência o hipercarro possui 10 radiadores.

Comentários