Ela pode não ser simples, mas a limpeza de bancos é essencial para evitar o acúmulo de sujeira e ácaros. Apesar de existir empresas que fazem a higienização, é possível limpar os assentos na garagem de casa com itens básicos que podem ser comprados na autopeças mais próxima. Veja algumas dicas:

Bancos de couro

Os bancos de couro são bem mais fáceis de ser limpos, comparados aos de tecido. Por ser impermeável, a sujeira é mais fácil de ser retirada e em poucos passos a faxina é realizada. É indicado que seja usado um aspirador de pó no estofado e em seguida um pano úmido, com uma mistura simples de água e sabão neutro. É importante que a secagem seja feita naturalmente, se utilizar um secador de cabelo o couro pode ressecar.

É indicado que o banco seja hidratado de tempos em tempos, pelo fato de ser de couro. Produtos específicos para esse tipo de estofado é vendido em diversas autopeças. Não é recomendado que hidratantes corporais sejam utilizados, pois o tecido pode ficar escorregadio. A hidratação é importante para que eles não fiquem quebradiços e gastos. 

Banco de couro

Bancos de tecido

Por conta do seu material, os bancos de tecido são mais difíceis de serem limpos. O primeiro passo a ser realizado é utilizar um aspirador de pó, para tirar toda a sujeira “solta”. Em seguida, é recomendado utilizar produtos destinados para tecidos. Uma alternativa é borrifar água com sabão neutro, em poucas quantidades, e deixar secar naturalmente.

É indicado que o banco seja desmontado e a limpeza seja feita no lado de fora do veículo. É recomendado que utilize uma escova macia, específica para tecidos e que tenha cuidado na hora de esfregar nas partes que tenham costura.

Banco de tecido

Compartilhe

Comentários