Ao fazer 18 anos, muitos jovens ficam em dúvida se tiram a carteira A ou B. Veja aqui as vantagens e desvantagens entre carro ou moto.


Nós temos o privilégio de poder escolher a maneira de nos locomovermos, alguns preferem utilizar o transporte público, como ônibus e metrô, já outros optam por meio de transportes alternativos, como bicicletas e aplicativos. Mas existe uma parcela da população que ainda prefere utilizar carro ou moto.

As motos possuem uma maior mobilidade e agilidade, mas os carros oferecem um maior conforto e segurança. A escolha do veículo é uma questão de prioridade e qual será o seu uso. Não adianta  você comprar um carro esporte se vai usar ele para levar a família para passear ou uma moto custom para trabalhar.

Além de saber as vantagens e desvantagens dos carros e das motos, é necessário saber também a diferença entre as categorias dentro de cada meio de transporte.  

Motocicletas

As motocicletas são veículos motorizados de duas rodas e tração traseira. Elas estão presentes desde 1885 e ganharam o coração de muitas pessoas ao redor do mundo. Elas são um meio de transporte barato, rápido e econômico.

Vantagens das motos

A mobilidade é a principal vantagem quando falamos em motos. Enquanto um carro fica horas preso no trânsito, uma motocicleta consegue dribla-lo pelos corredores que se formam. Por conta disso, elas são o meio de transporte mais rápido nas grandes cidades.

Outra vantagem das motos é o valor. Elas são bem mais baratas que os carros, tanto as zero quilômetros, quanto as usadas. Para fazer uma comparação o carro mais vendido em 2019 foi o Chevrolet Onix (241.214), que custa R$50.150, e a motocicleta mais vendida foi a Honda CG 160 (307.994), que custa R$7.740.

A economia de combustível é outro fator que agrega muitas vantagens sobre as motos. Uma motocicleta padrão de 125 ou 150 cilindradas, em média, gasta 30 quilômetros por litro. Os carros populares, geralmente, rodam 14 quilômetros por litro.

Os custos em geral é outra vantagem, pois por conta da natureza do veículo, ele é menos “gastão”. Não é só na gasolina, pois em pedágios e estacionamentos, os valores das motocicletas também são menores.

Apesar de ser subjetivo, a liberdade é outro item que atrai muitas pessoas ao mundo das duas rodas. O vento no rosto, menos estresse causado pelo trânsito e as amizades que muitos motoqueiros fazem entre eles são pontos que não podem ser deixados de lado.

Desvantagens das motos

Nem tudo são rosas, a principal desvantagem de possuir uma moto é a segurança. Por não possuir uma “gaiola” de proteção, os acidentes com motocicletas podem acarretar em danos maiores e mais graves ao condutor.

A chuva é outro problema entre os motociclistas. Por não possuir uma estrutura que o proteja, dependendo da situação, como em temporais com ventania, ele pode ser obrigado a buscar um local seguro, para se abrigar.

Apesar dos gastos serem menores, existem os acessórios de segurança, que geram um gasto extra. Capacetes, jaquetas, botas e luvas são itens que possuem um custo, sem contar que podem não ser tão confortáveis de carregar por ai.

Carros

Os carros são veículos automotores que existem a mais de 200 anos. Eles são o meio de transporte mais popular do mundo. Diferente das motos que no máximo são dois ocupantes, os carros podem ocupar diversas pessoas ao mesmo tempo.

Vantagens dos carros

A segurança é a principal vantagem dos carros. Por conta da estrutura que cerca o motorista e os passageiros, o automóvel oferece uma proteção a eles. Além disso, itens como cintos de segurança e airbags disponibilizam uma segurança extra em casos de acidentes.

Apesar de existir modelos de motos confortáveis, uma das maiores vantagens dos carros é justamente o conforto. Algo essencial não só para o motorista, mas também para os passageiros.

O espaço para a família é outra vantagem que quem tem carro possuí. Seja uma família grande ou pequena, esse tipo de veículo é essencial para quem quer deslocar todo mundo junto, desde uma viagem, até um passeio em família pela cidade ou uma ida ao mercado.

Para quem anda de carro, não existe tempo ruim. A proteção contra chuvas e ventanias é uma das vantagens das quatro rodas. Além da água, existe também a proteção contra detritos (terra, pedrinhas, etc).

Desvantagens dos carros

Assim como as motos, nem tudo é as mil maravilhas. Os carros apresentam diversas desvantagens e a primeira é o preço. O valor para adquirir esse tipo de veículo é muito superior ao das motocicletas.

Os custos em geral é outra desvantagem do carro. As peças deles são mais caras que as das motos, assim como os pedágios, estacionamentos e a manutenção diária (troca de peças). Outra desvantagem que vale a pena ser destacada é o consumo de combustível muito superior que as duas rodas.

Para quem vive em grandes centros urbanos, o trânsito é um problema que afeta diretamente quem possuí carros. Por conta do espaço que o veículo toma, é comum existir congestionamentos por excesso de automóveis, algo que é driblado pelas motos.

transito ma cidade com muitos carros e poucas motos

Tipos de moto e carro

Para fazer a escolha certa, não basta apenas olhas os prós e os contras de cada veículo, é necessário ampliar o leque ainda mais. Os carros e as motos não são duas categorias únicas, elas se subdividem em diversos estilos para todos os gostos.

Motos

As motos possuem mais de vinte subcategorias, mas podemos agrupa-las e reduzir tal lista. Cada categoria de moto é destinada para um estilo de vida diferente, por exemplo, não dá para usar uma chopper para andar nos corredores de carros de uma cidade grande. Veja aqui as subcategorias.

Cruiser

As motos Cruiser seguem o estilo americano clássico. Elas são desenvolvidas para oferecer um maior conforto ao motociclista, principalmente na estrada. Seu corpo é robusto, suas rodas são mais largas e elas não atingem velocidades muito altas.

Custom

A Custom é uma categoria derivada da cruiser, elas são motocicletas customizadas, pelo fabricante ou pelo próprio dono. Suas principais características são os guidões mais altos, motor mais potente e alguns acessórios extras. A linha Sportster da Harley-Davidson é um exemplo dessa categoria.

Chopper

As motos Choppers são uma das mais fáceis de identificar, elas possuem um grudão alto e um garfo bastante esticado. Elas ficaram famosas no mundo todo depois de aparecer no clássico filme Easy Rider.

Café Racer

As Café Racers são motocicletas que possuem um design esportivo e retrô. Elas foram desenvolvidas nos anos 60 para percursos curtos e de alta velocidade, seu estilo foi adotado pelos rockers dos anos 60 e até hoje ela é usada pelos apaixonados pelas duas rodas.

Off Road e Dual Sport

Off Road significa, literalmente, fora da estrada. Elas são motocicletas que são preparadas para trilhas e estradas de terra. Além da Off Road, existe a Dual Sport, ela é preparada tanto para terrenos acidentados, quanto para asfalto. Existe também a Fun Bike, uma moto que é potente e está preparada para o off road e o asfalto, ela é muito escolhida por conta da sua versatilidade, a famosa utilitária.

Big Tail e Maxi Tail

A Big Tail é uma moto robusta e confortável, ela apresenta, como principal característica, a potência de eu motor. A Maxi Tail é uma versão mais potente da Big Tail, ambas são desenvolvidas para estrada. Um exemplo de Big Tail é a BMW R 1200 GS.

moto na estrada sem nenhum carro

Street ou City

As motocicletas Street ou City, como o próprio nome já diz, são veículos destinado a cidade. Elas são motos menores e com menos cilindradas, muito utilizadas para trabalho. Os modelos mais famosos são os da linha CG da Honda.

Motoneta, Scooter e Cub

As motonetas são as clássicas Lambrettas e Vespas, elas são motos mais antigas e com baixa cilindradas. As Scooters são uma evolução das motonetas, elas são mais robustas e potentes. Já a Cub é uma mistura das duas, elas são as mais baratas e populares, um exemplo de Cub é a Honda Biz.

Esportiva e Naked

As motos esportivas são as mais potentes, usadas para percorrer grandes distâncias a uma alta velocidade. A Naked é uma esportiva com menos carenagem, elas são mais leves e perfeitas para a cidade.

Carros

Assim como as motocicletas, os carros possuem diversas subcategorias. Cada uma com sua função e características únicas. Uns são destinados a famílias grandes, outros para duas pessoas, descubra a diferença aqui.

Hatch ou Hatchback

Eles são os modelos mais comuns do mercado. São carros compactos, geralmente para 4 ou 5 pessoas. Ele é considerado um carro popular e também possui variações de tamanho, como pequeno, médio ou grande. Carros como Onix e HB20 são exemplos de hatch.

Sedan

Os sedans são mais espaçoso que os hatchs. Uma das principais características é o conforto e um bagageiro maior. Geralmente, os sedans são mais luxuosos e possuem diversos opcionais de fábrica.

SUV

SUV significa Veículo Utilitário Esportivo (Sport Utility Vehicle em inglês). São veículos maiores e bem mais espaçosos, um dos itens mais notáveis é a altura do automóvel e a tecnologia empregada. O Nissan Kicks e o Toyota Hilux são exemplos de SUV.

SUV

Jipe

Os jipes são veículos desenvolvidos para terrenos acidentados, off road. Eles são 4×4 e foram criados para a guerra, com o passar dos anos, eles se popularizaram e se tornaram um veículo essencial para quem mora no meio rural.

Picape

As picapes são veículos que possuem uma caçamba aberta, geralmente, eles possuem apenas dois lugares, mas é possível encontrar versões que propiciam até cinco. O veículo é muito usado para transporte de carga, pode ser encontrada versões maiores, off road, e menores, on road.

Van e minivan

As vans e minivans são veículos que permitem que sejam levados um grande número de passageiros. Elas são bastante comuns em transporte de passageiro, como as famosas vans escolares.

Esporte e superesporte

Os carros esportes são os mais potentes do mercado, seus motores possuem mais cavalos e eles são projetados para atingir altas velocidades. Assim como os veículos esportes, os superesportes são feitos para entregar o máximo de velocidade e potência, porém com muito mais cavalos. Geralmente eles são desenvolvidos para duas pessoas, vide os carros da Ferrari e Bugatti.

Afinal, qual escolher? Carro ou moto?

Agora que as qualidades e os defeitos de cada um foram elencados, fica a pergunta: qual é o melhor? A resposta depende, não existe um veículo perfeito e milagroso, cada um deve se adequar ao estilo de vida de cada motorista.

Quem possui uma família grande não vai optar por um carro esporte de dois lugares, nem um motociclista que participa de um moto clube vai quere andar em uma motocicleta de baixa cilindrada. A questão de o melhor veículo é completamente subjetiva.

Compartilhe

Comentários