Para quem é amante de automóveis consumir informação sobre o assunto nunca é penoso, é sempre prazeroso e satisfatório. Desde uma notícia sobre um carro novo que será lançado ou uma avaliação de algum modelo até uma reportagem mais técnica ou a história envolvendo um modelo antigo e conceituado.

Hoje uma forma comum de consumir informação é através de documentários, então, veja alguns documentários sobre automóveis e automobilismo.

Nutz

Documentário nacional, de 77 minutos, dirigido por Dino Dragone, fala sobre a paixão por carros clássicos e este estilo de vida. É o primeiro documentário brasileiro a falar de carros antigos. O filme conta com depoimentos do tricampeão mundial ex-piloto de Formula 1, Nelson Piquet, e de aficionados por esse mundo. O documentário conta com comentários de especialistas de suas áreas em uma abordagem comportamental, histórica e psicológica.

O Fantástico Patinho Feio

Documentário premiado na 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2017, conta a história de quatro amigos – Alex Dias Ribeiro, Helládio Toledo, Zeca Vassalo e João Luiz da Fonseca – por volta dos 18 anos, que em 21 dias construíram um carro em uma oficina improvisada chamada Camber para correr os 500 km de Brasília, em 1967, e conquistaram segundo lugar. O filme aborda a paixão pelo automobilismo e mistura imagens atuais e da época em que o Patinho Feio, sonho dos quatro jovens, foi construído. O carro tido como incomun foi construído sobra uma carcaça de Fusca e até Nelson Pique, no começo da carreira, andou nele.

A Vingança do Carro Elétrico

Continuação de Quem Matou o Carro elétrico, de Chris Paine, que aborda o boicote da indústria automobilística aos carros elétricos nos anos 90, o novo filme do diretor mostra as grandes montadoras que se voltaram para estes tipos de carro. O documentário é filmado nas fábricas da GM, Nisan e Tesla Motors e mostra como estes veículos já são uma realidade de um futuro não muito distante, além de apontá-los como uma solução para a emissão de poluentes.

A Faster Horse

O filme celebra e mostra o desafio de repaginar o Mustang ao completar 50 anos de existência em 2015. Amplamente difundido e admirado nos Estados Unidos, o carro é símbolo de liberdade e esteve presente em diversos espaços midiáticos. O filme tem foco na visão do engenheiro-chefe do protótipo, David Pericak e a rotina intensa e os problemas durante a elaboração do modelo histórico.

Senna: O Brasileiro. O Herói. O campeão

Filme sobre Ayrton Senna, dirigido pelo britânico Asif Kapadia e que ganhou os prêmios BAFTA e do Festival de Cinema de Sundance na categoria de melhor documentário, conta a história do maior piloto de Formula 1 brasileiro, que em sua sexta corrida largou em 13° lugar com seis atuais ou futuros campeões mundiais e chegou ao pódio, não vencendo apenas por uma questão técnica. Mostra toda a trajetória do tricampeão mundial, desde a sua ascensão no automobilismo até sua morte no GP de San Marino, em 1994.

Compartilhe

Comentários