A Cofap, marca referência em suspensão no Brasil, possui em seu enorme portfólio uma extensa linha de amortecedores com as mais diversas tecnologias.

Destaque dentre os produtos da empresa, os amortecedores Power Shock, no mercado há 12 anos, foram desenvolvidos exclusivamente para alguns modelos da linha Fiat, com aplicações para Palio, Palio Adventure, Strada, Uno e Mobi.

O principal diferencial dos amortecedores Power Shock da Cofap consiste em uma mola adicional presente em seu interior, confeccionada em material especial, que entra em ação durante as curvas mais acentuadas. Isso limita a inclinação da carroceria (rolling) e proporciona mais estabilidade e melhor dirigibilidade ao automóvel, com mais segurança para motoristas e passageiros.

De fato, esse produto foi desenvolvido para o conforto dos passageiros, as molas internas dos amortecedores Power Shock substituem com vantagens o aumento do diâmetro das barras estabilizadoras necessário aos veículos que, possuem maior altura em relação ao solo e, consequentemente, um centro de gravidade mais elevado, o que prejudica a estabilidade em curvas.

Diante dessas características, foi possível manter um diâmetro reduzido da barra estabilizadora, sempre pensando no conforto e, combinando com  a utilização do Power Shock mantemos a segurança nos momentos necessários. Lembrando que esse componente (barra estabilizadora) tem ação contínua na suspensão e, quanto maior o seu diâmetro, mais “dura” fica a suspensão.

Assim, em curvas mais acentuadas, as molas internas dos amortecedores Power Shock entram em ação, trabalhando em conjunto com a barra estabilizadora no sentido de limitar a inclinação do carro. Em síntese, dependendo da aplicação, os amortecedores Power Shock podem substituir a barra estabilizadora ou, em conjunto com ela, melhorar a estabilidade do carro em curvas acentuadas.

O resultado é de muito conforto, filtrando perfeitamente as ondulações e avarias do pavimento.

É importante ter atenção para um alerta da Cofap: os amortecedores Power Shock devem sempre ser substituídos por outro da mesma tecnologia, pois possuem características de montagem que os diferenciam dos outros destinados à mesma família de veículos.

Caso sejam trocados por novos amortecedores sem a mola interna, sua dirigibilidade pode ser comprometida, colocando em risco a segurança do veículo e seus ocupantes. Vale lembrar que a função primordial do sistema Power Shock é limitar a inclinação excessiva do carro em curvas, conforme o projeto original das montadoras às quais esse tipo de tecnologia foi adotada. Por isso, é importante que mecânicos e consumidores estejam atentos na hora da troca para evitar transtornos. 

Confira os amortecedores Cofap Power Shock disponíveis no mercado:

  • GP30352PS POWER SHOCK DIANTEIRO

Veículos: FIAT PALIO ADVENTURE  LOCKER (08/…); FIAT STRADA ADVENTURE LOCKER (08/20 FIAT STRADA WORKING – TREKKING (CABINE DUPLA) (08/20)

  • GP32800PS POWER SHOCK DIANTEIRO

Veículos: FIAT PALIO RST III 1.0 (07/13); FIAT PALIO WAY (14/18)

  • GP32822PS / GP32823PS POWER SHOCK DIANTEIRO ESQUERDO / DIREITO

Veículo: FIAT UNO (10/14) SEM BARRA ESTABILIZADORA

  • GP32913PS / GP32914PS POWER SHOCK DIANTEIRO ESQUERDO / DIREITO

Veículo: FIAT PALIO (12/18) SEGUNDA GERAÇÃO, EXCETO SPORTING

  • GP33115PS / GP33116PS POWER SHOCK DIANTEIRO ESQUERDO / DIREITO

Veículo: FIAT UNO (15/…) SEM BARRA ESTABILIZADORA

  • GP33261PS / GP33260PS POWER SHOCK DIANTEIRO ESQUERDO / DIREITO

Veículo: FIAT MOBI (16/…) SEM BARRA ESTABILIZADORA, EXCETO WAY

Compartilhe

Comentários