A higienização do veículo impede o acúmulo de resíduos nas peças internas e externas. Assim, saber como lavar o carro em casa torna-se uma mão na roda.

Quem não gosta do famoso cheiro de carro novo? Para preservar esse aroma único e inconfundível, é preciso tratar a higiene do veículo como uma das prioridades. Com o tempo, naturalmente, o cheiro se perde, mas você pode aumentar ou diminuir esse prazo conforme a frequência e a qualidade da limpeza.

No entanto, para além da questão do odor, é também à saúde onde o nosso foco deve se direcionar quando abordamos esse tema. Afinal, rodando ou não, o veículo gradativamente acumula uma série de resíduos, entre eles bactérias nocivas à nossa respiração, por exemplo.

Portanto, não apenas pelo conforto e agradabilidade do olfato, saber como lavar o carro em casa pode ser um ótimo trunfo para manter a saúde em dia com higiene e, por que não, diversão.

Continue a leitura e anote nossas dicas!

Saber como lavar o carro em casa pode ser uma alternativa prazerosa e econômica

Como lavar o carro em casa por fora?

Primeiramente, escolha um local apropriado para fazer a higiene do seu carro. Evite ficar sob sol forte, nem em lugares movimentados, para não haver riscos de acidentes. Além disso, não é recomendado lavar o veículo com motor quente, pois a alta temperatura – somada à ação dos produtos de limpeza – pode deteriorar a pintura.

Importante também ter atenção à ordem certa para a atividade, começando pelas partes mais altas, e ir descendo ao longo do procedimento. Use panos e flanelas para tirar a poeira e secar a lataria; para sujeiras mais densas, sobretudo nos pneus, tenha em mãos uma esponja. 

E lembre-se, antes de tudo, de verificar a origem de seus produtos. Descarte qualquer item de procedência duvidosa.

Produtos recomendados 

Começamos pela cera. Responsável por dar brilho e proteger a pintura do veículo, ela deve ser aplicada por meio de movimentos circulares. Após essa etapa, é preciso esperar que ela seque totalmente para se obter bom resultado. Existem três tipos de cera: pastosa; líquido, e em spray.

Partimos agora para o limpa-vidros, que, como o próprio nome diz, atua na higienização dos vidros do veículo. A respeito desse item, tenha atenção para impedir a formação de manchas após sua aplicação. 

Os pneus, por sua vez, requerem o uso do chamado pretinho. Esse produto oferece uma aparência de brilho e impede o ressecamento da borracha.

Economia de água

Nunca é demais reforçar a importância de se economizar o máximo possível de água durante o processo de como lavar o carro em casa. Para isso, vale seguir as dicas abaixo: 

  • Use baldes ao invés de mangueiras;
  • Escolha produtos de lavagem a seco;
  • Aplique borrifadores e pano de microfibra.
Saber como lavar o carro em casa também ser uma carta na manga para uma diversão em família

Como limpar o carro por dentro?

Agora que você já sabe como lavar o carro em casa – externamente -, partimos para o lado de dentro. 

Inicialmente, é bom tirar todos os pertences de dentro do carro, incluindo o lixo. Depois, limpe toda a sujeira concentrada nas janelas, no console e no painel. Por fim, deixe as portas abertas para ventilação.

Produtos recomendados

Com o tempo, o painel se deteriora devido à poeira e ao efeito do sol sobre ele. Para evitar esse desgaste, é recomendado utilizar silicone para o painel. Um cuidado extra a ser tomado é em relação aos bancos, principalmente se forem de couro. Nesse caso, uma boa opção é aplicar hidratante de couro para limpá-los e manter sua aparência.

Já os bancos de tecido podem ser aspirados e, depois, limpos com uma espuma multiuso. Esse produto também é responsável por tirar a sujeira do teto e da parte interna das paredes.  

Bem como a higienização via lavagem, é aconselhado que outros hábitos sejam colocados em prática a fim de manter o veículo limpo e em bom estado. A começar por não comer dentro do carro e não entrar com o pé tão sujo. Ter um saco de lixo também certamente irá ajudar nesse cuidado diário.

Além disso, é ideal ter um pano sempre por perto para eventualidades passíveis de gerar sujeira. Não apenas um pano, mas sobretudo um kit limpeza é totalmente indicado.

Por fim, a exemplo da lavagem, não demore a higienizar seu carro novamente!

Compartilhe

Comentários