Compra e venda online de veículos usados: quais cuidados tomar?

 Compra e venda online de veículos usados: quais cuidados tomar?

Confira os pontos de atenção necessários ao comprar ou vender seu carro pela internet.

O que já era um nicho em franco crescimento disparou nos últimos dois anos em função da pandemia de Covid-19. A internet se consolidou definitivamente como plataforma de comércio, onde empresas e pessoas compram e vendem todos os dias a cada segundo. E nesse pacote estão os veículos seminovos e usados, cujas vendas têm sido mais frequentes do que os modelos 0 km. 

Mas ao mesmo tempo em que o meio digital torna os processos mais rápidos e práticos, ele se converteu em um prato cheio para golpes e fraudes – inclusive, é claro, no caso de automóveis.

Continue a leitura para ver quais são os golpes mais recorrentes e o que fazer para não cair neles.

Compra e venda online de veículos usados requerem muitos cuidados.

Golpes recorrentes  

Quando, para garantir a compra, o vendedor solicita o pagamento adiantado. Essa é uma prática comum, que muitas vezes deixa o interessado a ver navios esperando o suposto novo veículo.

Outra fraude é aquela pela qual o “vendedor” envia fotos genéricas de uma venda de concessionária. Quando o cliente entra em contato, tem-se início a negociação e todo o processo de compra; mas, na realidade, não há carro à venda para ele.

É preciso ter cuidado com a compra e venda online de veículos usados

Cuidados na compra de veículos online 

Em primeiro lugar, você deve desconfiar de preços muito baixos, bem como outras facilidades suspeitas de pagamento ou, conforme já dissemos, exigência de pagamento antecipado. Faça uma pesquisa minuciosa e, novamente, não transfira dinheiro para conta alguma sem confirmar a existência e as condições do produto. 

Leia com atenção todas as informações sobre o veículo – quanto mais detalhadas,  melhor. Outro ponto importante são as fotos disponibilizadas; essencial que também sejam nítidas e em grande número. 

O próximo passo é falar com o vendedor. Peça que ele envie o número da placa e do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Em seguida, acesse o site do Detran do seu estado e cheque multas, licenciamento, IPVA e outras informações que mostrem a situação legal do carro.

Outro cuidado importante é fazer a vistoria veicular, processo que checa a originalidade das peças e informações, como motor, câmbio, vidros, numeração do chassi etc. O procedimento também verifica se o automóvel sofreu algum dano estrutural significativo e se há histórico de sinistro.

Motorista adquirindo carro novo.

Dicas finais

Um método interessante para ajudá-lo a encontrar a real qualidade do produto é verificar a reputação do site em questão na plataforma Reclame Aqui.

Por fim, marque uma visita antes de fechar sua compra. Desse modo, você poderá comprovar de perto a situação do carro, melhor ainda se fizer um test drive, atentando-se a possíveis ruídos e comportamentos fora do normal.

Compartilhe