Saiba o que fazer quando o carro pega fogo

 Saiba o que fazer quando o carro pega fogo

Embora não seja uma cena comum, não custa nada aprender a como escapar dela caso aconteça; vamos descobrir o que fazer quando o carro pega fogo.

Claro que se trata de uma situação inusitada. Mas é importante se precaver para os mais diferentes cenários possíveis. No caso do incêndio, ele pode causar danos físicos a quem está dentro do carro, além de prejudicar gravemente o veículo em si e as pessoas que estão no entorno.

Continue a leitura e saiba o que fazer quando o carro pega fogo.

O que fazer quando o carro pega fogo?

Em primeiro lugar, o motorista deve estacionar o mais longe possível de outras pessoas e desligar o veículo imediatamente. A seguir, é necessário abrir uma fresta no capô e usar o extintor (se houver) para tentar diminuir as chamas. Se não der certo, o condutor precisa sair de perto do local e ligar para o Corpo de Bombeiros, discando 193. 

Vale destacar que não se deve usar líquidos para tentar apagar o fogo em ocasiões como essa.

O que fazer quando o carro pega fogo? Ligar para o bombeiro é uma das principais saídas

Quais as possíveis causas para um incêndio no carro?

Se você presenciar as situações abaixo, saiba que há riscos de incêndio no veículo:

  • Vazamento de líquidos inflamáveis de cabos ou mangueiras;
  • Panes elétricas e curtos-circuitos que geram pequenas faíscas (que, ao entrar em contato com líquidos inflamáveis, podem causar incêndio);  
  • Colisões que danificam o motor ou outras peças.

O que fazer para prevenir um incêndio no carro?

Agir no calor (literalmente) do momento costuma ser mais difícil. Então, a prevenção sempre é o melhor caminho. Assim, o fator primordial é ter as manutenções preventivas do veículo em dia, evitando que as peças internas sofram desgaste. Nesses serviços, é preciso avaliar os seguintes itens:

  • Mangueiras do sistema de alimentação;
  • Chicotes elétricos, caixa de relés, caixa de fusível e bateria;
  • Tubulação;
  • Cheiro de combustível.

Além disso, a presença do extintor pode auxiliar bastante. Embora o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tenha retirado a obrigatoriedade do item nos veículos, a recomendação é mantê-lo.

As instalações elétricas em geral são um ponto que requer muita atenção. Para evitar problemas na tubulação, é fundamental utilizar combustíveis de boa qualidade. Se o carro acusar algo de errado, como ruídos estranhos ou cheiro forte de combustível, não pense duas vezes e leve-o a uma oficina de sua confiança. 

Leia também: Carro pouco rodado também pode estragar; saiba por quê.

Compartilhe