Quais fatores determinam o preço do seguro de automóveis no Brasil?

 Quais fatores determinam o preço do seguro de automóveis no Brasil?

Prestadoras do serviço possuem uma série de critérios variáveis entre os segurados; entenda cada um

O seguro é uma proteção especial para os proprietários de veículos, que visa oferecer aporte financeiro em caso de acidentes, roubos ou danos. No entanto, muita gente se pergunta como é calculado o preço do serviço. Você também está nessa lista?

Para compreender isso, é necessário conhecer quais fatores são considerados pelas seguradoras antes da determinação do valor do prêmio. E nesta matéria, serão apresentadas as principais condicionantes que influenciam na cobrança que é realizada aqui no Brasil. 

Selecionamos as sete principais para que você, caso deseje contratar essa salvaguarda, saiba como as agências normalmente analisam cada requerente. Confira!

Perfil do condutor

Inicialmente, são avaliados os seguintes dados: idade, gênero, estado civil e experiência de direção. Jovens inexperientes, por exemplo, podem enfrentar prêmios superiores, devido ao risco estatístico de acidentes.

Modelo e valor do carro

Esses requisitos desempenham um papel vital no cálculo do prêmio. Donos de automóveis mais caros ou com maiores taxas de roubo tendem a pagar mais pela cobertura que buscam receber. Além disso, as características de segurança do próprio veículo ainda são levadas em conta pelas agências.

Local de estacionamento

O espaço em que o carro permanece durante a noite também é considerado. Áreas com índices de criminalidade tendem a demandar um financiamento superior. Por outro lado, estacionamentos fechados e bem controlados podem resultar em descontos na contratação do serviço.

Uso do automóvel

Outro fator determinante para a seguradora é a usabilidade. Se o carro é utilizado para fins pessoais, comerciais ou de lazer, isso afeta o preço do seguro de uma forma. Já veículos que fazem transporte de passageiros ou atividades de exposição elevada, como entregas, por exemplo, tendem a pagar de outro modo.

CEP de residência

O Código de Endereçamento Postal (o famoso CEP) do segurado sempre é observado pelas prestadoras. Além das regiões com grande taxa de roubos, como dito acima, são avaliadas aquelas que têm números desproporcionais de acidentes. Qualquer “ameaça” associada à localidade é preponderante para a premiação.

Coberturas e franquias

Coberturas abrangentes e com valores de franquia mais baixos, geralmente, resultam em prêmios mais altos, uma vez que o risco assumido pela companhia é maior, o que leva ao aumento do prêmio.

Histórico de sinistros

Condutores que possuem ocorrências antecedentes envolvendo sinistros também podem ser mais cobrados por isso. Dependendo do caso, as seguradoras podem considerá-los como potenciais possibilidades de perigo.

Importante salientar que cada agência possui sua própria metodologia de cálculo e pondera esses fatores de maneiras distintas. Portanto, é essencial comparar diferentes prestadoras e também obter cotações, a fim de encontrar o melhor custo-benefício e garantir a proteção adequada para o seu veículo.

Compartilhe