De olho no aftermarket automotivo, Toyota investe na ‘TService’
Estratégia mira clientes que possuem veículos da marca que já perderam a garantia de fábrica; entenda
Desde o ano passado, a Toyota tem investido na TService: uma rede de oficinas espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, visando atender principalmente aos carros da marca (embora não só dela) que já expiraram a garantia.
A iniciativa concorre com outras, como a DPaschoal, da Stellantis, e a ACDelco, da General Motors, sendo estratégia não apenas para oferecer peças e serviços aos proprietários de seminovos, mas para aumentar sua relevância no disputadíssimo mercado de pós-vendas, que movimenta mais de R$ 60 milhões anuais por aqui, segundo estimativas.
Embora lançado há mais de 12 meses, ainda no começo de 2023, a TService quase não foi divulgada pela fabricante. Mesmo assim, já se revela um projeto comercialmente interessante e com claro potencial de expansão, considerando o número de lojas recém-inauguradas.
As perspectivas para o aftermarket
Apesar da pouca visibilidade, só no ano passado foram abertos nove estabelecimentos da TService no país, e a expectativa é que estreiem mais sete até o fim deste ano. Segundo o diretor de operações da Toyota do Brasil, José Ricardo Lopes, a reputação da empresa vem sendo decisiva na conquista desse crescimento.
“Lançamos o serviço para atender consumidores da marca que pararam de ir em nossas concessionárias após vencer prazo de garantia do carro. O objetivo é oferecer serviços e produtos com a qualidade Toyota que o cliente conhece e confia, a fim de mantê-lo fiel à marca”, disse, após a apresentação da linha 2025 do Corolla Cross.
O evento ocorreu há alguns dias no município de Indaiatuba/SP. Na ocasião, o executivo também destacou que a fabricante japonesa detém uma frota de 1,3 milhão de automóveis em circulação nas ruas brasileiras.
“Vamos vender 200 mil unidades este ano, um pouco mais do que as 194 mil de 2023, mas – no caso do pós-venda – nosso universo de clientes é bem maior”, enalteceu.
OEM
Vale ressaltar que, além da especialização nos modelos Toyota, as lojas da TService trabalham exclusivamente com itens de reposição originais, os chamados OEMs (Original Equipment Manufacturer). De acordo com Lopes, todos eles foram desenvolvidos pela Toyota no Brasil com o auxílio de fornecedores locais.
Aliás, ainda em 2024, um novo Centro de Distribuição de Peças será inaugurado pela empresa, na cidade de Sorocaba/SP, onde se encontra o complexo que vai abrigar toda a produção nacional. A Toyota afirma garantir praticamente 97% da pronta-entrega de componentes em sua rede de atendimento.
Compartilhe