O robô motoqueiro
As novidades do último Salão de Tóquio foram tantas que fica quase impossível falar de todas elas. Uma delas, bem inusitada, merece, entretanto, destaque. É o robô MotoBot, que foi apresentado pela Yamaha. Com forma de humano, ele é capaz de pilotar motos, e no vídeo de sua apresentação promete superar o piloto Valentino Rossi, nove vezes campeão do MotoGP.
Segundo a empresa, o objetivo não é construir um robô que tenha a função de levar as pessoas para passear sobre duas rodas ou usar as habilidades dele para produzir uma moto autônoma. Ele foi criado com o intuito de ser uma ferramenta para uso da própria Yamaha que, com esse recurso, espera desenvolver novos equipamentos sem precisar arriscar a vida de pilotos profissionais em manobras arriscadas.
Atualmente o MotoBot só consegue andar em linha reta e também consegue repetir manobras com bastante precisão, função importante para a correção dos ensaios de engenharia. No futuro ele conseguirá fazer mais coisas, como inclinar a moto, fazer manobras de slalon e escolher o melhor traçado em uma pista. O robô ainda está em fase inicial de desenvolvimento.
Compartilhe