Diesel para os leves
A discussão sobre carros de passeio equipados com motor a diesel volta aos holofotes no Brasil. Isso porque a Aliança Pró-Veículos (Aprove) foi chamada para participar da primeira audiência pública, que acontece em Brasília, da recém-formada Comissão Especial para discussão da liberação da produção e venda de veículos leves movidos a Diesel.
As articulações estão ocorrendo porque a entidade, constituída por empresas de tecnologia e produção de sistemas, componentes e biocombustíveis para motores movidos a diesel, tem como meta acabar com a proibição da comercialização e fabricação desse tipo de tecnologia nos carros de passeio. Segundo a pesquisa divulgada por eles, modelos movidos com esse tipo de combustível são 30% mais econômicos e 25% menos poluentes, além de terem 50% a mais de torque.
Na última semana aconteceu uma audiência onde os presidentes da comissão, da Anfavea e o diretor dos assuntos governamentais da Volkswagen no Brasil discutiram a questão
Eles defendem que não existem razões para a proibição, e ainda apresentaram os benefícios ambientais, econômicos e sociais que a liberação causaria, corroborando assim a argumentação.
Compartilhe