Durante o mês de março, balconistas do Brasil inteiro foram intimados a fazer parte do Esquadrão S/A. Mas nem todos conseguiram completar a missão, que se tratava de responder a um questionário sobre o universo automotivo. Ao todo, foram 15 questões que envolviam temas apresentados tanto na revista quando no portal do Balconista S/A.
Os membros da Elite do Esquadrão, representada por aqueles que foram capazes de acertar mais de 10 questões, tiveram então a sua recompensa: uma visita à fábrica da TRW, em Limeira, onde são fabricados sistemas de freios, suspensão e direção para as montadoras e para o mercado de reposição da América do Sul. O Esquadrão foi, ainda, na pista de testes onde produtos como air bag, abs e sistemas de suspensão são avaliados antes de entrarem para o mercado. Assim como testes exclusivos de montadoras ou testes de revistas que querem avaliar ou comparar determinados veículos para matérias.
Para o balconista Bruno Guerriero, que fez a primeira visita à fábrica de sua vida, esse tipo de ação é muito importante porque faz com que o balconista veja de perto como funciona a produção, como são feitos os testes de garantia. “Agora, na hora de vender, vou ter mais conhecimento e poder agregar valor à marca, já que estou presenciando isso”, explica.
E o Antônio do Nascimento concorda. Para ele, estar próximo da indústria é fundamental, já que existe informação que só a fábrica tem. “Você precisa ter conhecimento para negociar, esse é o princípio de tudo. Para isso, distribuidora, fábrica e o balconista precisam trabalhar juntos”, concluiu.
Por falar em distribuidora, o Carlos, da SK Automotive, também esteve presente durante toda a visita. Segundo ele, a expectativa da SK é se aproximar do cliente, do varejo, para ter uma parceria ainda mais duradoura. “Na minha opinião, essas atividades fortalecem a profissão do balconista que, desde sempre, são os caras que alavancam o ramo, que mandam na história”, conclui.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho