A história da Cofap

 A história da Cofap

O tempo todo somos bombardeados com informações e previsões sobre o futuro. Novos celulares, novos carros, novas tecnologias, tudo novo. Se já fica difícil viver o presente nesse nosso mundo moderno, imagine relembrar o passado?

Vamos então voltar no tempo e conhecer a história das principais marcas do Brasil e do mundo. Saiba quais foram os criadores dessas empresas e como elas conquistaram a confiança do mercado ao longo dos anos.

Nesta primeira edição, você vai saber como surgiu a Cofap, empresa com mais de 80 anos de história e com presença nos 5 continentes.

Em 1917, no bairro do Brás, em São Paulo nasce Abraham Kasinsky, o homem que se tornaria o fundador da Cofap. Aos dez anos de idade, começou a trabalhar na loja de auto-peças de seu pai, chamada de Três Leões. Com a morte de seu pai, depois de alguns anos Kasinsky percebeu que a loja estava com seus dias contados. Em 1931, ele resolveu se juntar ao seu irmão para lançar a Cofap, empresa especializada em peças undercar, que são aquelas usadas na parte de baixo dos carros.

Nos anos 70, depois de se consolidar no mercado, a empresa começou a se dedicar para a exportação dos seus produtos. Depois de muito suor e esforço, a expansão deu resultado e fez com que o faturamento da marca chegasse à mais de US$ 1 bilhão por ano. A marca ficou ainda mais conhecida por ter patrocinado carros de corrida que fizeram história no país, como aqueles que participavam da Copa Shell de Marcas e Pilotos.

Mas nada ficou tanto na boca do povo quanto os comerciais de televisão dos amortecedores turbogás. Nos anos 80, o cachorrinho “salsicha” até hoje é um ícone para a empresa.

Em 1998, a empresa ficou ainda maior quando foi incorporada pelo grupo italiano Magneti Marelli, que fez com que os produtos chegassem a 98 países, dos 5 continentes.

Em 2013, a Magneti Marelli Cofap apareceu no ranking das maiores empresas do Brasil. No ano seguinte, a empresa alcançou a marca de 1 mil códigos de amortecedores Cofap para suspensão automotiva, o que representa 98% de cobertura da frota brasileira. Além de oferecer amortecedores para a linha leve e pesada, a Magneti Marelli fornece também para o segmento de motocicletas, para o qual mantém cobertura de 90% da frota.

Compartilhe