A peça voltou, e agora?

Comprar um produto e ter plena certeza de que ele está em perfeitas condições é um direito básico de todo cliente. Seja ele um mecânico, um transportador ou o consumidor final, a garantia de qualidade da autopeça é o ponto de partida para toda negociação. Essa garantia, é claro, é de responsabilidade do fabricante, que assegura ao consumidor que aquele produto funciona perfeitamente, desde que as condições indicadas de aplicação sejam rigorosamente seguidas.

Por isso, é preciso tomar muitos cuidados para respeitar esses direitos e seguir alguns procedimentos que garantam que os defeitos apresentados pelos clientes, no momento da devolução de uma peça, sejam, de fato, de fabricação. Conheça alguns detalhes sobre os direitos e deveres do consumidor:

Prazo de garantia

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo de garantia mínima para produtos duráveis é de 90 dias. Esse prazo, no entanto, pode ser estendido conforme decisão do fabricante. A Bosch, por exemplo, tem três tipos de garantir e prazos que podem chegar a 12 meses.

Alguns prazos de garantia são medidos segundo a data de fabricação. Nestes casos, o fabricante precisa gravar na autopeça a data e fornecer um conjunto de instruções para a leitura desse código. É importante ficar atento a todas essas informações para não gerar problemas na venda.

Tipos de defeitos

Entre os defeitos mais comuns estão:
– De fabricação, que é o único onde a garantia é certa, desde que o produto esteja dentro do prazo de garantia.
– Aqueles ocasionados por mau armazenamento. Exemplo são os produtos de borracha, que não podem ficar em lugar úmido e quente.
– Os de manuseio, que podem ocorrer ao abrir a embalagem. Uma lente de farol, por exemplo, pode ser riscada por um objeto cortante.
– E, ainda, aqueles causados por má aplicação. Esse é, provavelmente, o tipo de defeito que mais faz com que compradores percam a garantia do produto. Esteja atento à aplicação de cada autopeça.

Como funciona a garantia

Quando o produto é devolvido para a loja, o varejista apresenta o produto ao fornecedor, junto com a nota fiscal e o certificado de garantia. O fornecedor, por sua vez, vai fazer uma análise técnica para saber se houve erro de aplicação ou algum tipo de problema ocasionado por manuseio.

Em alguns casos, quando é percebido o defeito de fábrica, a autopeça pode ser reposta na mesma hora. Em outros, pode levar até 30 dias.

O que fazer para assegurar a garantia

Uma das maneiras mais eficazes para evitar problemas na troca de autopeças é comprar sempre de distribuidores honestos, reconhecidos no mercado, que emitam sempre nota fiscal e certificados de garantia.

Fique atento também ao armazenamento correto das peças. Organize-as de acordo com tamanho e material.

Faça o possível para instruir o cliente sobre a aplicação das peças. Conhecimento compartilhado pode evitar uma série de problemas no futuro.

Admin

Recent Posts

Participe do Dia do Balconista de Autopeças

O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…

16 anos ago

Um balconista na Guatemala

Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho

9 anos ago

A balconista do futuro

Saiba quais conselhos a Doroty tem para você

9 anos ago