No último mês de fevereiro, o índice da utilização da capacidade instalada das fabricantes brasileiras de autopeças foi o maior dos últimos quatro anos: 73%. O aumento da produção automotiva, causado pelo crescimento do mercado interno e das exportações, teve responsabilidade nesses números divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
Desde fevereiro de 2014 o índice não era superado. Foram 39 meses consecutivos abaixo da marca de 70% de utilização. A capacidade instalada começou 2018 com 67%, o que significou um aumento de 6% até fevereiro.
Com a maior ocupação, o emprego no setor também foi impactado. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 9,7%. O faturamento das fabricantes segue em crescimento: 26,9% comparado a 2017. Já as vendas às montadoras subiram 28,2%.
As exportações em dólares tiveram alta de 33,5% e as vendas ao mercado de reposição subiram 15,2%. A pesquisa do Sindipeças foi elaborada a partir de informações fornecidas por 60 empresas associadas que respondem por 36,2% do faturamento do setor.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho