“Caça-peças” é nova arma do Detran contra comércio ilegal

 “Caça-peças” é nova arma do Detran contra comércio ilegal

Sistema digital ajudar cidadão a comprovar a procedência de componentes automotivos

O Departamento Estadual de Trânsito lançou, em São Paulo, uma ação denominada “Peça Legal”, com o propósito de combater o mercado de produtos contrabandeados nos limites do Estado.

Por meio de um sistema digital que revela a originalidade de uma peça, a novidade vai permitir ao consumidor ser avisado quando a sua compra, de fato, for legal. Além disso, ao mesmo tempo, o recurso vai alertar se determinado produto pode ou não ter vindo de furto ou roubo de veículos.

No aplicativo do Poupatempo, a funcionalidade já se encontra disponível. Através dela, os paulistas poderão descobrir, ainda, quais são as empresas de desmontes credenciadas junto ao Departamento de Trânsito que possuem os itens procurados pelos compradores.

Conscientização é fundamental

Quando um indivíduo adquire um componente “limpo”, ou seja, já cadastrado nesses estabelecimentos, ele não só recebe a garantia de estar comprando algo com qualidade certificada, como também contribui para desestimular a comercialização de mercadorias desviadas e a própria violência que ocorre num episódio de roubo, por exemplo.

Mas não só isso. Esse cidadão, indiretamente, está assegurando a existência de diversos negócios que trabalham de forma idônea e pertencem ao mercado legalizado. Caso você perceba alguma irregularidade do tipo, vale denunciar.

Para colaborar com a fiscalização de desmanches clandestinos no Estado de São Paulo, acesse o portal da ouvidoria do Detran, pelo endereço eletrônico: detran.sp.gov.br, seguindo à área de “Atendimento”.

Como fazer uma pesquisa?

Reforçando o que já foi dito: o primeiro passo para quem deseja realizar a busca por mercadorias do comércio legal é baixar o app Poupatempo Digital, que é compatível tanto com smartphones do sistema operacional Android quanto do iOS. 

Depois, o usuário deve clicar no botão “Serviços” e na sequência nos campos “Veículos” e “Consulta de peças”, respectivamente. Em seguida, basta procurar pelos itens disponíveis nas empresas registradas pelo Detran.SP. 

Essa pesquisa pode ser realizada considerando os diferentes tipos de automóveis, como carro, moto, caminhão e ônibus. Para isso, a pessoa deve apontar o código que consta no produto exatamente no centro da tela do celular ou do tablet, a fim de obter as devidas informações. 

Quando executada da maneira correta, a verificação exibe os dados a seguir: o tipo de veículo em questão, a marca, o modelo e o ano de fabricação. Além de identificar qual a empresa registrada que, no momento, faz a oferta daquela peça. 

Compartilhe