Câmeras retrovisoras

Quem olha para trás, não anda para frente. Pelo menos, para os retrovisores no Japão, isso acaba de se tornar verdade. O extremo oriente acaba de aprovar uma lei  permitindo a troca dos retrovisores dos carros por câmeras retrovisoras.

A novidade, que já vinha sido apresentada em carros conceito em Salões do Automóvel ao redor do mundo, foi regulamentada pelo governo japonês e deve substituir completamente os espelhos do carro nos próximos anos.

Os “retrovisores digitais”, como foram apelidados, além de serem mais práticos que suas versões espelhadas, prometem reduzir o consumo de combustível, já que a superfície de contato com o ar é menor melhorando sua aerodinâmica.

Outra vantagem do sistema é que, por ser digital, é capaz de de reproduzir a imagem perfeita mesmo em condições adversas como chuva, neblina ou falta de luminosidade. As câmeras retrovisoras também eliminam um dos maiores problemas dos tradicionais espelho: o ponto cego. Em funcionamento, elas oferecem uma ampla visão de 160° da parte de trás do veículo.

O lado negativo é que diante de alguma falha, ou com o veículo desligado, você fica debilitado ao volante, incapaz de enxergar qualquer automóvel que venha atrás. Sem falar que seria necessário um período de adaptação do motorista ao novo sistema.

E aí, gostou da inovação? Conte pra gente nos comentários abaixo.

Admin

Recent Posts

Participe do Dia do Balconista de Autopeças

O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…

16 anos ago

Um balconista na Guatemala

Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho

9 anos ago

A balconista do futuro

Saiba quais conselhos a Doroty tem para você

9 anos ago